Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br
O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, da Câmara dos Deputados, abre espaço, nesta quinta-feira (21), para mais uma edição do programa Canto das Letras, a partir das 19h. Promovido pelo própiro espaço e com o apoio da TV Câmara e do Sindilegis, o programa contempla artistas de Brasília, aliando música e literatura com entrada franca.
Em formato de talk-show, o ator Jones Abreu recorre a um bate-papo informal, no qual a plateia pode participar. Ele faz a leitura dramatizada de textos dos escritores e conversa sobre carreira e processo de criação, entremeando com as composições do músico. 
Na edição de hoje, o evento contará com a escritora Ana Maria Lopes e com o escritor Fernando Saboia, além do cantor e compositor Eduardo Rangel.
cast
Rangel começou sua carreira em 1979, aos 16 anos, quando se classificou entre os finalistas da Feira Pixinguinha, promovida pela Funarte. O primeiro CD, Pirata de mim, foi contemplado com o I Prêmio Renato Russo. Um de seus CDs que merecem destaque é o que gravou ao vivo com a Orquestra Filarmônica de Brasília em 2006. O CD mais recente, Estúdio, gravado no Rio de Janeiro, traz a canção Bicicleta, considerada um clássico da música brasiliense.
Indicado como melhor compositor pelo VII Prêmio Sharp de Música, ao lado de Chico Buarque e Paulo Miklos, Rangel teve influência da modernidade brasiliense e canta com personalidade e sentimento. Seu trabalho foi tema do documentário Destino Brasil Música – Um Outro Som, em 2007.
Ana Maria Lopes é jornalista aposentada. Trabalhou no Jornal da Câmara e na TV Câmara, onde foi chefe de reportagem e diretora do Núcleo de Vídeos Especiais. Exerceu o jornalismo também na TV Nacional de Brasília, TV Alvorada e Jornal O Globo.
Premiada em concursos literários, obteve o primeiro lugar no concurso de poemas patrocinado pela Embaixada de Portugal, pela Livraria El Atheneo e pelo jornal O Globo, em 1967. Foi também a primeira colocada no concurso promovido pela Editora Abril, em 1981. Em 1995, faturou prêmio no concurso de contos organizado pela Baume Mercier e pela Bloch Editores.
Em 1996, Ana Maria lançou seu primeiro livro de poemas, Conversa com Verso. Outro poema de sua autoria, Recreio, confeccionado em mosaico pelo artista plástico Gougon e o grupo Ciranda do Mosaico, está na parede externa da Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Seu segundo livro, Risco, deve ser lançado em agosto. Atualmente, trabalha em uma pesquisa sobre as mulheres na Guerra do Paraguai, o que deverá render um romance histórico.
Fernando Saboia é cearense, graduado em Relações Internacionais e em Direito, com especialização em Gestão Legislativa e mestrado em Ciência Política. Na Câmara dos Deputados desde 1981, trabalhou no núcleo de Redação Parlamentar, escrevendo discursos, antes de migrar para a área jurídica. Em 2011, assumiu a direção do Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento) onde já havia atuado como aluno e instrutor.
Escreve desde a infância, quando se envolveu com a literatura. O primeiro dinheiro que ganhou na vida foi em um concurso se redação. Colecionou, ao longo dos anos, vários cadernos de poesia. Um deles, Tardes e Manhã, virou livro e foi publicado em 2011, com ilustrações dos crepúsculos de Brasília.