O Projeto Escritores Brasileiros retoma suas atividades no Centro Cultural Banco do Brasil esta noite com a presença do cronista, dramaturgo e roteirista Alcione Araújo e a interpretação da atriz Eliane Giardini.
Há um ano o público brasiliense pode conferir mensalmente uma conversa descontraída entre grandes escritores nacionais acompanhados de performances de artistas reconhecidos da televisão ou teatro.
Os encontros continuam no mês de maio. As apresentações acontecerão nesta quarta e quinta-feira, no Centro Cultural Branco do Brasil (Setor de Clubes Sul) e no Sesc Ceilândia, respectivamente.
Mineiro de Januário e radicado no Rio de Janeiro, Alcione Araújo é autor de várias peças de teatro, como as clássicas Há Vagas Para Moças de Fino Trato e Doce Deleite, além de roteiros de cinema ( Nunca Fomos Tão Felizes e Policarpo Quaresma).
Além disso, é colunista do jornal Estado de Minas há mais de 10 anos e publicou suas mais de 500 crônicas em dois livros: Urgente É A Vida – que lhe rendeu o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 2005 – e Cala A Boca E Me Beija, lançado no final do ano passado.
Ao falar sobre seu trabalho de cronista, Alcione Araújo ressalta que a interatividade com o leitor é uma das coisas mais interessantes. “Com a internet é imediata. Os leitores podem opinar, criticar, enviar sugestões em um tempo muito mais real. Essa experiência é incrível”, ressalta o escritor.
Convidada talentosa
A atriz Eliane Giardini iniciou a carreira aos dezessete anos. Desde então realizou importantes trabalhos na tevê, cinema e teatro.
Na televisão, coleciona papéis inesquecíveis como a Nazira, na novela O Clone, que atualmente está sendo reprisada nas tardes da Globo. Este último trabalho rendeu à Eliane o prêmio de melhor atriz pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
“Ainda não consegui escolher as crônicas que vou ler dele. Selecionei dez, mas vamos decidir juntos antes do encontro”, afirmou. “Foi uma preocupação agradável”, brincou.
Para Eliane, o olhar do escritor é o mais interessante do seu trabalho. “Um olhar atento, fruto de suas andanças pelo Leblon. Parece o de alguém muito presente e contemplativo”, descreve.
Fórmula de sucesso
Criado em 2010, o projeto Escritores Brasileiros foi idealizado pelo produtor cultural Marcelo Andrade. A iniciativa busca estimular o hábito de leitura com uma série de palestras, onde um ator é convidado a interpretar trechos de textos de um grande escritor da literatura brasileira da atualidade.
Neste ano, o projeto trará ainda os escritores Fabrício Carpinejar, Tonio Carvalho, Adélia Prado, Geraldo Carneiro e Carlos Herculano.
Integram o projeto, ainda, uma série de oficinas, em modelo intensivo, totalizando seis horas de treinamento, nos turnos da manhã e tarde, quando serão aplicados conhecimentos e técnicas que ajudem a sensibilizar e a orientar qualquer pessoa, dentro das mais variadas condições de trabalho, a desenvolver o gosto pela leitura de romances, poesias, crônicas e ensaios, sempre utilizando textos dos escritores homenageados no projeto.
Nelas, serão abordados diversos aspectos da aprendizagem, como a leitura de múltiplas linguagens e o desempenho de leitura de fragmentos de importantes obras literárias.
As inscrições devem ser feitas pelos telefones 3310-7420 ou 3310-7480, até o dia 20 de maio. A entrada é franca e as senhas são distribuídas com 60 minutos de antecedência.
Escritores Brasileiros – Nesta quarta-fera, às 19h30, no Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul), e nesta quinta-feira, às 20h, no Sesc Ceilândia (QNN 27, Lote B, Ceilândia Norte). Entrada franca, mediante retirada de senha, distribuída uma hora antes do início de cada evento. Informações: 3310-7087. Não recomendado para menores de 12 anos.