Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br
Nas redes sociais ele é um dos escritores mais badalados. Com cem mil seguidores no microblog Twitter, mais de um milhão e meio de visualizações do blog que mantém, e considerado uma das personalidades mais influentes da internet, Fabrício Carpinejar volta a Brasília, desta vez, como convidado do projeto Escritores Brasileiros, que consiste em apresentar autores acompanhados pela performance de artistas reconhecidos nacionalmente. O evento acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, nesta teça-feira, e no Sesc Gama, na quarta.
“O melhor da dor da literatura é a intensidade, o quanto o autor pode se emocionar com o leitor”, acredita o escritor. “Essa invenção do texto pela voz, a possibilidade de ser lido diferente, tudo isso pode modificar a criação”.
Farão as leituras dramáticas de suas crônicas as atrizes Ângela Vieira, que já participou do projeto, e Bidô Galvão. A brasiliense divide o palco do Sesc com o autor gaúcho. Já a global o acompanha hoje, no CCBB.
“Ao mesmo tempo que tem outras leituras, o leitor tem, também, uma leitura visual própria”, considera. Em debate, as redes sociais e a sua vinculação com a literatura. Segundo Carpinejar, os textos para leitura ainda não foram definidos e a escolha vai depender da atmosfera da plateia. O certo é que foram separados textos dos livros Canalha!, Mulher Perdigueira, e o mais recente lançamento Borralheiro – Minha Viagem pela Casa.
Escritores Brasileiros – Com Fabrício Carpinejar e Ângela Vieira. Nesta terça-feira, às 19h30, no Teatro I do CCBB. Na quarta-feira, com Bidô Galvão, às 20h, no Sesc Gama. Entrada franca, mediante retirada de senha, distribuída uma hora antes do início de cada evento. Não recomendado para menores de 12 anos.