Menu
Viva

Escritor Stelson S. Ponce de Azevedo lança livro

Arquivo Geral

01/09/2011 8h00

Camilla Sanches

camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br

 

 

Viajar para a Europa gastando pouco. Quem não gostaria? O escritor Stelson S. Ponce de Azevedo aproveita a demanda e dispara dicas para o leitor na terceira obra da série Como Fazer Turismo de Qualidade a Baixo Custo – Espanha (Thesaurus Editora, 320 páginas, R$ 45), que ele lança hoje, às 18h, na Biblioteca do Senado Acadêmico Luiz Viana Filho (entrada pela avenida N2).

 

 

“É um guia diferente dos tradicionais que focam nos principais pontos do país”, conta o autor, que já viajou para Portugal e Itália para contar suas aventuras nas duas primeiras publicações da série que deve continuar com uma viagem à França, ano que vem. “O turismo que tento divulgar é para transformar a pessoa no seu próprio guia turístico, com viagens a locais de qualidade, não menos bonitos e interessantes de se conhecer que os grandes centros europeus”, argumenta. Segundo o escritor, qualidade é quando se tem a possibilidade de viajar a um país e visitar lugares conhecendo a cultura local, a comida e a bebida que o povo consome e não aquelas vendidas nos restaurantes indicados pelas agências.

 

 

Área Geográfica

 

 

A forma é eleger uma área geográfica e não apenas um país, conta. Azevedo, que é coronel da Reserva do Exército Brasileiro e consultor legislativo aposentado do Senado Federal, antes de começar a escrever os livros-guias, mora, literalmente no centro de uma cidade do interior e, no fim da jornada, descobre que a escolha saiu mais barato. “Não adianta morar em hotel ou comer em grandes redes. É vantajoso alugar uma casa, por 450 a 600 Euros, que, em um mês, sai por um terço do valor em hotel indicado pelas agências.

 

 

Stelson Azevedo trabalhou, por 46 anos, no serviço público, 35 deles nas Forças Armadas. Hoje, vive em outros países por alguns meses. Algumas vezes vai com a mulher, outras com um parente. Na opinião dele, o ideal seria o turista passar três meses no local e, se possível, renovar o visto por mais três meses. Só dessa maneira seria possível conhecer em profundidade um país e sua cultura. “Só na Espanha gastei três anos. Na França, serão uns quatro, porque é um lugar enorme, muito rico culturalmente.”

 

 

Em Como Fazer Turismo de Qualidade a Baixo Custo – Espanha, o autor indica o norte espanhol. “As agências escolhem cidades do centro e do sul, como Madri, Sevilla, Córdoba. O norte é belíssimo. Todo o litoral do Atlântico Norte, além da parte leste que inclui os Médios Pirineus, o interior até Zaragoza. Quero mostrar o que os países têm de diferenciado”, conta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado