Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br
Rock e pop rock nacional da melhor qualidade. É isso o que o público do 6º Encontro Nacional de Motos do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran-DF) vai poder curtir de hoje a domingo, a partir das 20h, com entrada franca. Na noite de abertura, a roqueira Rita Lee é quem faz as honras da festa. Com o slogan “A Copa começa aqui!”, o evento acontece no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Amanhã e domingo, as atividades estão marcadas para começar às 9h. A banda Blitz se apresenta no sábado e o cantor Frejat, no domingo.
“Conto como marco zero da minha carreira a apresentação de Domingo no Parque, com (Gilberto) Gil, em 1967, apesar de cantar desde 1962”, disse Rita Lee, em entrevista por e-mail ao Jornal de Brasília. A paulista começou como baterista de um grupo do grupo feminino Teen Age Singers.
Aos fãs brasilienses, com quem diz se dar bem, aliás, Rita avisa: “Não sou político para prometer o que não vou cumprir. Essa turnê não tem repertório fixo, tiro e ponho músicas conforme a veneta, resolvo no camarim antes do show”, explica. Apesar disso, segundo ela, há músicas que não dá para tirar, como Lança Perfume, Doce Vampiro e Ovelha Negra. “Quando vou ao show de um artista com mais de 40 anos de estrada também quero ouvir os clássicos. As novas não dão o mesmo tesão. O povo gosta do que conhece”, opina.
Rita Lee está gravando dois trabalhos: um com inéditas e o outro Bossa ‘n Movies, com clássicos do cinema em bossa nova. “Fizemos o Bossa ‘n Roll e Bossa ‘n Beatles, este seria o terceiro da série”, diz. Ao público, a roqueira elogia: “Brasília sempre é gracinha comigo, me entendo bem com os brasilienses, temos insanidades parecidas, hay muchos amigos malucos como yo”, brinca, por fim.
Blitz
Com mais de três décadas de carreira, “uns 30 oficiais e uns dois no underground; parece que foi mês passado”, soma Evandro Mesquita, vocalista da Blitz, a banda sobe ao palco para um show que deve incluir Você Não Soube Me Amar, A Dois Passos do Paraíso, Beth Frígida, Weekend. Estas músicas, de acordo com ele, que vive o mecânico Paulão do seriado A Grande Família (TV Globo), não podem faltar.
Recentemente, eles participaram em Nova York do Brazilian Day. “Foi um espetáculo histórico. Brasileiros e japoneses celebrando a vida. Depois da turbulência que passou o Japão, levamos uma tsunami sonora e de amor contagiante”, disse Evandro. “Sobre o evento nos Estados Unidos, demos um grande show e tomamos uma aula de respeito, dignidade e o cuidado e o carinho com sua cidade e país.”
Para a apresentação em Brasília, num encontro de motociclistas, a Blitz promete acelerar sem moderação. O repertório baseia-se na discografia da banda com canções do álbum mais recente, como Eskute Blitz, O Homem de Avental e Baseado em Clarice. Uma seção de covers e uma especial para Brasília também estão previstas.
A atração musical do domingo, é o cantor Frejat, do Barão Vermelho. O músico se apresenta por volta das 20h.
VI Encontro Nacional de Motos do BPTran – De hoje a domingo, no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Nesta sexta-feira, a partir das 20h. Amanhã e domingo, a partir das 9h. Entrada franca. Mais informações no site www.bsbtransito.com.br. Classificação indicativa livre.