Menu
Viva

Encontro sobre HQs acontece em setembro

Arquivo Geral

03/09/2015 10h00

De uma iniciativa do grupo GIBI de pesquisa em Histórias em Quadrinhos, da Universidade de Brasília, surge o I EnQuadrinhos – Encontro de Quadrinhos de Brasília. O evento, que acontece entre os dias 16 e 18 de setembro, no Minhocão do Campus Darcy Ribeiro da UnB, oferece oficinas e palestras com pesquisadores e artistas importantes desta arte, como Rafael Coutinho (Irmãos Grinn em Quadrinhos), Lucas Gehre (Revista Samba) e Edgar Franco, professor doutor da UFG e artista quadrinista.

“Eu rodo o País inteiro com minhas palestras, mas é a primeira vez que participo de um evento de quadrinhos em Brasília. O meu trabalho é fazer com que os quadrinhos sejam reconhecidos como uma arte genuína”, afirma Edgar Franco.

Segundo o artista, a abertura dos debates nas universidades têm colaborado para o crescimento do interesse no assunto. “O quadrinho sofreu preconceito historicamente, sempre visto como um meio de comunicação de massa. Agora, as academias estão abrindo espaço para discutir a HQ, despertaram o interesse em estudá-la como a arte que é”.

Além das oficinas e palestras, o evento também traz a exposição de pôsteres artísticos e acadêmicos de pesquisadores e quadrinistas de todo País, noite de autógrafos, lançamentos de livros, além de uma feira de fanzines e publicações independentes.

“Os quadrinhos autorais são, na maioria, voltados para o público adulto. São histórias de romance, horror e suspense. Há uma diversidade de gêneros muito grande, e ainda desconhecida”, conclui.

O grupo  GIBI abriu uma campanha de financiamento coletivo no site catarse.me/enquadrinhos. E as pessoas podem colaborar até o dia 28 de agosto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado