Menu
Viva

Encontro entre tradição e modernidade entre os dias 23 e 31 de agosto na Sala Funarte Cássia Eller

Arquivo Geral

23/08/2012 18h33

Foto: divulgaçãoO projeto de Ocupação para a Sala Cássia Eller apresenta entre os dias 23 e 31 de agosto um encontro entre o artesanal e o eletrônico, que celebra a obra do grande Luiz Gonzaga no ano de seu centenário. Sempre navegando nos mares da inquietação e da criatividade, o projeto “Baião Elétrico” traz uma programação pensada de forma a rever os limites entre música regional e música feita por computadores.

O Distrito Federal acolhe imensa colônia nordestina em suas cidades e viu florescer grupos populares dedicados às grandes manifestações populares daquela Região. Muitos outros grupos de jovens despontaram na música a partir de criações que partiam daquelas raízes. Teatro dança, música e festejos conquistam novas plateias, mantém viva e estimulam permanentes recriações. Os  djs ganharam destaque na cena musical da cidade com advento do hip hop nos anos 80, as festas de música eletrônica que surgiram nos anos 90 e as festas que conquistaram Brasília como Criolina, Funffara, Makossa, Mafuá e Play!. Muitos destes Djs  começaram a produzir beats e canções calcados numa vasta pesquisa de repertório de música regional.

Misturando ingredientes inusitados, pífanos, zabumbas, guitaras, sanfonas, pick-ups e sampler, o Baião Elétrico apresentara uma série de oito atrações composta por DJs e música regional como bandas de forró, pífanos e repentistas. Aqui o intuito é mostrar que música regional também dialoga com moderno e é tão contemporânea quanto o som que os DJ fazem nos computadores. Em contrapartida os Djs demonstram que bebem da fonte, inspiram-se e criam a partir do popular, além de terem o improviso e batidas fortes e repetidas como ponto convergente com a música tradicional.

 

Nomes como Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, Chico de Assis e Valdenor, Juninho Ferreira, Beirão, DJ Oops, DJ Raffa, DJ Tudo e DJ Dolores promovem encontros que certamente serão difíceis de esquecer. Esta ponte entre o novo e a tradição é uma trilha por onde passa nosso Projeto de Ocupação e certamente guarda muita identidade com a história recente do Complexo Funarte a favor da preservação de nossas riquezas imateriais, a inclusão cultural e a formação de novas platéias.

 

Serviço
Baião Elétrico
Local: Sala Funarte Cássia Eller
De 23 a 31 de agosto de 2012
Às quintas e sextas, sempre às 20h
Ingressos a R$ 10 (inteira).
Meia entrada para estudantes, maiores de 65 anos, professores e para doadores de agasalhos e cobertores. 
Classificação: 14 anos

 

Sala Funarte Cássia Eller
Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural
Lote II (entre a Torre de TV e o Clube do Choro)
Brasília – DF
Informações: 3322 2076

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado