Menu
Viva

Encontro de violeiros hoje na Caixa Cultural

Arquivo Geral

15/03/2012 12h26

divulgação

Música raiz, toadas, cururus, cateretês, guarânias, maxixes e muitos causos formam a atmosfera brejeira do show Trio do Trem convida Zé Mulato e Cassiano, que estar na Caixa Cultural Brasília para apresentações nos dias 14 e 15 de março (quarta e quinta-feira). Nesse encontro, o trio paranaense se une à dupla caipira, considerada uma das maiores expressões do gênero, para bater uma boa prosa com o público, apresentar o que há de melhor na música regional.

 

O Trio do Trem, composto por Oswaldo Rios, Nélio Spréa e Júnior Bier, iniciou a difusão de seu trabalho pelo território nacional, no ano passado. Entretanto, seus integrantes já desenvolviam diversos trabalhos para promoção da música raiz em sua região. Oswaldo Rios é o fundador do grupo Viola Quebrada, Nélio Spréa desenvolve, anualmente, um Festival de Música Raiz, e Júnior Bier integra a Orquestra de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba. Em seu repertório, o grupo traz canções de antigos compositores, como Raul Torres, Alvarenga e Ranchinho, Jararaca e Ratinho, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, mas também obras de compositores atuais como Tom Zé e Wandi Doratiotto.

 

Já a dupla Zé Mulato e Cassiano alcançou, recentemente, 30 anos de carreira e é herdeira de uma tradição que sintetiza o humor e a poesia de artistas famosos no início do século passado, como as duplas Raul Torres e Florêncio ou Zé Carreiro e Carreirinho, aliada à técnica instrumental de violeiros como Tião Carreiro e Bambico. A dupla tem como marca a preservação da identidade caipira. Em suas modas, os violeiros costumam abordar a temática do homem do campo, relacionando-a a temas atuais, em letras críticas e ousadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado