Menu
Viva

Encerramento das comemorações do centenário de Nelson Rodrigues acontece na Capital Federal

Arquivo Geral

04/01/2013 11h31

Entre os dias 05 a 12 de janeiro, Brasília receberá a peça Dorotéia em comemoração aos cem anos de Nelson Rodrigues. O projeto “Cem Anos de Nelson Rodrigues – Apresenta: Dorotéia” será apresentado em três regiões administrativas (Taguatinga, Samambaia e Plano Piloto) levando ao público o contato com a obra de Nelson Rodrigues, um dos maiores dramaturgos da cultura popular brasileira. As apresentações acontecerão no Teatro da Praça, no Sest/Senat e na sala Martins Pena do Teatro Nacional, respectivamente.

 

A peça que tem a direção do ator e diretor Sérgio Menezes e a co-direção de Brigitte Bentolila, conta com um elenco de atores brasilienses, como Breno Nina, Rainer Cadete, Pedro Brandão, Michelli Santini, Jonathan Andrade e a atriz global Christiana Ubach, que já fez novelas na TV Globo como “ A Favorita” e a “Malhação”, e que será a protagonista. Recentemente, Christiana recebeu o prêmio de melhor atriz, no Festival de Santa Maria da Feira, em Portugal, pelo filme Boa Sorte Meu Amor.

 

Realizado pela Associação Latina Americana – ALA, com o apoio da Secretaria de Cultura e do Deputado Distrital Professor Israel Batista, os “Cem Anos de Nelson Rodrigues – Apresenta: Dorotéia” escolheu a capital federal para o encerramento no processo de homenagens que estão sendo prestadas em todo o país ao centenário de Nelson Rodrigues. Além disso, o projeto visa permitir o acesso ao teatro às pessoas que nunca tiveram contato com este tipo de produção cultural e despertar no público de Brasília e cidades vizinhas o sentimento de inserção no meio cultural do Distrito Federal.

 

Para o deputado Professor Israel Batista este projeto é importante para Brasília, além de ser um instrumento para levar a cultura teatral a quem não tem acesso. “Esse projeto é importante porque presta as devidas homenagens ao maior teatrólogo que é Nelson Rodrigues, e a capital federal não pode ficar fora desse momento. Além disso, é preciso oferecer o melhor da cultura nacional para a população.”, explica. 

 

Nelson Rodrigues que escreveu 17 peças teatrais, 9 romances, 5 contos, 14 crônicas e foram produzidas 7 telenovelas e 24 filmes é um grande ícone da cultura popular brasileira. Propagar a cultura brasileira através de suas obras é uma maneira de aproximar o público da arte, fantasia e poesia, popularizando a sua obra.

 

Dorotéia

A peça desenvolve-se num universo repleto de absurdos, criado pela imaginação das personagens: a abstrata casa de três primas viúvas, todas de luto, num vestido longo e castíssimo. Elas conservam-se em obstinada vigília através dos anos. Nenhuma jamais dormiu para jamais sonhar. Sabem que no sonho rompem volúpias secretas e abomináveis. São feias, têm a pele cheia de espinhas e erupções. Pertencem a uma família na qual as mulheres possuem um defeito de visão: não enxergam os homens. Casam-se sem ver os maridos e, na noite de núpcias, são acometidas por uma náusea, depois da qual seus noivos apodrecem, vão se decompondo. Usam máscaras que representam a duplicidade da realidade em que vivem. Dorotéia é a prima que tem o rosto belo e nu, se veste de vermelho e é a única mulher da família que vê os homens. Só no final, ao se perder de si mesma e assumir a personalidade imposta pela artificialidade e hipocrisia social, renunciando em definitivo à beleza e à vitalidade, ela portará uma máscara hedionda.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado