Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br
Três importantes nomes da música brasileira passam pelo Distrito Federal neste fim de semana. O mineiro Milton Nascimento traz a turnê que comemora os seus 50 anos de carreira, amanhã, ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No domingo, o maranhense Zeca Baleiro se apresenta no encerramento da Semana Mundial do Meio Ambiente, no Parque Ecológico de Águas Claras. E, hoje, a paraibana Elba Ramalho é a principal atração do Arraiá Legis, que acontece no Clube Ascade (Sede Náutica, no Setor de Clubes Sul), a partir das 19h.

A rainha do forró vai apresentar o repertório do seu mais recente trabalho, o CD e DVD Marco Zero, um registro pelos 30 anos de estrada da cantora, que começou a carreira artística como atriz. “Tive a honra de atuar no musical Ópera do Malandro, de Chico Buarque, e foi justamente ele quem me convidou para participar do seu disco”, conta Elba. “Ali, eu começava a minha história como cantora. Neste momento, pensei em cantar os ritmos da minha terra”, continua ela.
referência
O gênero que consagrou Luiz Gonzaga, cujo centenário é celebrado em 2012, foi uma referência importante naquele começo. E esta noite ela agradece o mestre com uma merecida homenagem. “Logo na abertura do show deixo bem clara a minha intenção de reverenciar o Rei do Baião”, antecipa. Elba Ramalho lembra que foi Gonzagão quem apresentou ao Brasil um Nordeste desconhecido por parte do País. “Ele foi escolhido o nordestino do século e ter me tornado amiga e uma pessoa próxima me deixa muito orgulhosa”, festeja a pupila.
No palco da Ascade, esta noite, ela interpreta clássicos do homenageado, como Sabiá, Xote das Meninas, Pagode Russo e O Fole Roncou. Para a cantora, a música nordestina teve outros grandes nomes, mas só o artista conseguiu unir o País em função da música. “Gonzagão surgiu em um momento privilegiado da indústria do disco e do rádio, que reconheceram imediatamente aquele talento”, observa ela. ”Alguém que tinha a capacidade de captar a memória da sua terra, transformar em música e encantar todo um Brasil que estava ao pé do rádio”, descreve.
Entre os sucessos que a acompanham ao longo das últimas três décadas de estrada, também estarão no roteiro Anunciação, Morena Tropicana, Admirável Gado Novo, Chão de Giz e De Volta pro Meu Aconchego.
Completam a noite o grupo Clima de Montanha, a dupla Roni & Ricardo e o DJ Joãozinho Chapéu de Couro.