Nos finais de semana de julho, a Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas traz ao Teatro do Brasília Shopping o espetáculo Elizabeth Tudo Pode, uma incrível viagem que contempla, simultaneamente, fantasia e realidade. A peça é parte do projeto Alexandria Conta e Cria e revela a estória de Alexandria, uma bibliotecária que vive em sua casa de livros, rodeada de maravilhosas fábulas. Além de cuidar e organizar a biblioteca, a moça precisa proteger os livros da perigosa Dona Cesárea, uma traça-gourmet de 1000 anos que adora comer bons exemplares da coleção.
Certo dia, Alexandria percebe que um dos itens mais valiosos de seu acervo, o Diário de Elizabeth I, fora roubado. A partir daí, a fantasia ajuda o público a conhecer pitadas de fatos reais, muito reais! É que a bibliotecária, com a ajuda de parte de sua coleção, tenta recuperar a relíquia que conta a bonita história de uma princesa tão real, tão real, que virou rainha.
A atriz Juliana Zancanaro, uma das responsáveis pela montagem, explica que Elizabeth I foi escolhida para inaugurar essa aventura teatral e literária. “Trata-se de uma mulher que reinou por 44 anos, uma bruxa que escapou de tantas fogueiras e fez seu país prosperar e se tornar potência mundial”, observa ela. Zancanaro acrescenta que o nome da personagem principal e do projeto faz referência ao maior acervo de livros e papiros do mundo antigo, a Biblioteca de Alexandria, no Egito. “O importante centro cultural foi incendiado pelo imperador romano Julio César – que dá nome à traça – e, após diversos eventos que destruíram sua coleção, foi reconstruído em 2002” recorda.
Para a diretora de Elizabeth Tudo Pode, Luciana Martuchelli, o diferencial do espetáculo é passear por histórias e estórias que agradam a todas as idades. “Crianças ainda em fase de alfabetização já assimilam os personagens da realidade familiar a eles, como o lobo-mau, por exemplo. Por outro lado, os maiores conseguem associar figuras importantes da história que eles já aprenderam na escola”, detalha. “É uma peça para toda a família”, garante.
O Projeto
Elizabeth Tudo Pode faz parte do projeto Alexandria Conta e Cria, da Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas. A trupe mistura textos históricos, mitos e contos infantis, transformando grandes clássicos da literatura em espetáculos infantis.
Com um cenário todo feito em papelão, a montagem recria uma biblioteca onde seres inanimados ganham vida, em uma interpretação com muita cor, música e diversão. O espetáculo teve sua estréia nos teatros em 2011, e participou do Festival Magdalena 2ª Generacion, na Argentina.
Dirigida por Luciana Martuchelli, a peça conta com a participação da publicitária e atriz Juliana Zancanaro, do ator e diretor Ge Martu e o ator, cantor, cinegrafista e produtor da Cia Yinspiração, Filipe Lima.
Serviço:
Elizabeth Tudo Pode
Data: de 6 a 28 de julho
Horários: Sábados e domingos, sempre em duas sessões, às 15h e às 17:30h
Local: Teatro Brasília Shopping
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). A venda na bilheteria do Teatro, na Central de Ingressos ou pelo site da Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br).
Classificação indicativa: livre
FICHA TÉCNICA:
Duração: 80min
Classificação: Livre
Concepção: Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas
Direção: Luciana Martuchelli
Pesquisa: Juliana Zancanaro
Texto: Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli
Elenco: Juliana Zancanaro, Gê Martú e Filipe Lima
Sonoplastia: Luiz Alberto Pires Op. Som: Letícia Resck
Iluminação: Marcelo Augusto Op. Luz: Aroldo Lopes
Assistentes e Contraregragem: Alexandre Adas e Reges Aragão
Cenografia: Luciana Martuchelli Confecção Virgilio Mota
Bonecos e objetos cênicos: Guto Viscardi, Marley Oliveira, Eleide Mendes e Chico Simões
Figurino e Maquiagem: Marcus Barozzi Produção: Similião Aurélio
Programação Visual: Rodrigo Jolee Foto: Eduardo Barroso
Já imaginou um mundo mágico onde os livros têm vida, batem papo com as pessoas e deixam seus personagens escaparem para o mundo real?