No feriado do aniversário da cidade, há 15 anos, juntaram-se, pela primeira vez, os seis atores que compõem a hoje conhecida como Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. Por trás do nome pretensioso, a companhia que brincava em serviço conquistou o público de todo o Brasil. Para comemorar o debute, Jovane Nunes, Adriano Siri, Victor Leal, Welder Rodrigues, Adriana Nunes e Ricardo Pipo elegeram quatro de seus 31 espetáculos para a temporada do Festival 15 Anos – Os Melhores do Mundo, na Sala Villa-Lobos. Sexo, Hermaneteu na Terra de Godah, Misticismo e Notícias populares tiveram todas as entradas vendidas. Esses dois últimos, serão encenados, respectivamente hoje e amanhã, quando a temporada dos 15 anos é encerrada na cidade.
“Quando a gente começou não havia plateia para teatro em Brasília”, lembra Siri. Por isso, pode-se dizer que Os Melhores do Mundo revolucionaram o teatro da cidade ao revelar o que faria lotar as salas. “O teatro tem que se comunicar com o povo de sua época. E essa é uma característica forte nossa. Nossos textos falam de coisas que interessam às pessoas”, aponta Jovane.
O público fiel e crescente é uma das grandes conquistas da companhia, que apresenta espetáculos em locais com tamanho digno de shows internacionais de rock. Com dois DVDs lançados, a cia atribui grande parte de sua popularidade à internet. “Nossos vídeos publicados no YouTube alcançaram pessoas em lugares onde nunca fomos. Até a venda de nossos DVDs pirateados contribuíram para nossa fama”, conta Victor Leal.
Com o estouro dos MM, outras companhias de comédia surgiram em Brasília e traçam carreiras bem-sucedidas. “Depois da gente surgiram vários grupos de humor que dão certo. Isso é um motivo de orgulho para nós”, diz Jovane.
O nome da cidade foi, pela primeira vez, levado ao Brasil por uma companhia de teatro. O sexteto passou por quase todos estados brasileiros e está sempre na estrada. Ainda assim, elegeu Brasília para morar, o que representa um grande apego pela cidade.
Segundo eles, os espetáculos estão em constante mutação. Sempre alguma piada é adaptada ou trocada, seja pelo o que é novidade ou pelo local da apresentação. “Como temos piadas que são de Brasília, conforme os espetáculos foram saindo, essas piadas tiveram que ser adaptadas. Isso é um gol porque as pessoas querem que falemos da cidade delas”, detalha Adriana.
No dia do aniversário de 50 anos de Brasília e de 15 da companhia, Os Melhores do Mundo estarão em Portugal. “Optamos por não participar das comemorações oficiais como protesto à atual situação política da cidade. Mas adoramos Brasília e, inclusive, sua política para fazermos piadas”, satiriza Jovane.
SERVIÇO
Festival 15 Anos – Os Melhores do Mundo – Hoje, às 18h30 e 21h; e amanhã, às 20h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Ingressos a R$ 60 (inteira). Não recomendado para menores de 14 anos.