Menu
Viva

Elena Herrera assume regência da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional

Arquivo Geral

02/09/2010 14h10

Elena Herrera é a maestrina que está no comando da nova regência da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS). Natural de Cabaigan, Cuba, ela radicou-se no Brasil em 1996, período em que veio a morar em Brasília. A maestrina que entra no lugar do maestro Ira Levin já foi regente titular da OSTNCS de 1996 a 1998.

 

A maestrina Elena Herrera possui vasta experiência em Pedagogia Musical e Regência Orquestral e acumula mais de 30 anos de carreira no Brasil e no exterior. Seu primeiro contato com a música foi na infância e, aos 18 anos decidiu dedicar-se exclusivamente à música. Em 1970, lecionava História da Música na Escola Nacional de Arte de Cuba e dois anos após formou-se em piano. Os estudos de regência foram iniciados em 1978 com Olaf Kock, Jorge Lopez Marín e Manuel Cuzán. Começou a carreira de regente em 1980, frente da Orquestra Sinfônica de Matanzas. Já foi diretora Geral da Ópera de Cuba, entre outras atividades.

 

No Brasil, além da OSTNCS, teve sob sua batuta as Orquestras Sinfônicas da Universidade Estadual de Londrina (Paraná), da Paraíba, Estadual de São Paulo e a Orquestra Sinfônica do Festival Internacional de
Belém do Pará; o Coral Sinfônico da Paraíba, o Coral de Brasília, o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Sua última apresentação com a OSTNCS foi em junho de 2009. No repertório, constavam composições de Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Jules Massenet e Georges Bizet.

 

Ira Levin foi afastado do Teatro Nacional após o convênio que assegurava a regência titular ao maestro ser cancelado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado