
A estreia da programação artística da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em 2012 promete emocionar quem for à Sala Villa-Lobos nos dias 6,7 e 8 de março.
Sob a regência do maestro Cláudio Cohen, cerca de oitenta músicos vão misturar o popular e o clássico num concerto que contará a Estória de João-Joana, poema em forma de cordel escrito por Carlos Drummond de Andrade.
Se a parte instrumental vai contar com o luxo da Orquestra Sinfônica, a vocal não será menos luxuosa. Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, três típicos representantes da cultura popular nordestina, vão dividir o palco com o paulista Sérgio Ricardo na interpretação do texto do mineiro Drummond.
Estória de João Joana conta a saga real de uma menina criada como menino pela mãe para ter alguma chance de viver com dignidade no interior do Brasil dos anos 60.
Musicado por Sérgio Ricardo, o cordel transformou-se em uma sinfonia brasileira, através também da primorosa orquestração de Radamés Gnatalli, ampliando o alcance de sua voz e propondo uma reflexão atenciosa sobre a situação social da mulher em nosso país.