Menu
Viva

Duran Duran abre turnê nacional com apresentação na cidade

Arquivo Geral

27/04/2012 8h36

Carolina Tulim
carol.tulim@jornaldebrasilia.com.br

Brasília é o ponto de partida da turnê brazuca do álbum All you need is now, 13º e mais recente trabalho de estúdio do grupo britânico Duran Duran, lançado em 2010. O grupo já esteve no Brasil antes, em 1988 e 2008. Sua mais recente visita ao País foi na edição 2011 do festival Starts With You (SWU), quando se apresentou para 50 mil pessoas em Paulínia (SP). O show na capital federal acontece amanhã, a partir das 22h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – e não mais no Ginásio Nilson Nelson, como estava previsto. O Duran  virá com os quatro membros originais da banda – John Taylor, Roger Taylor, Nick Rhodes e Simon Le Bon.

divulgação
Autora de hits como Ordinary world, Hungry like the wolf e Come undone, a banda deve apresentar um show saudosista e ao mesmo tempo atual. A turnê, que passa também por Rio de Janeiro e São Paulo, além de Argentina e Chile, traça um panorama sobre as mais de três décadas do grupo com o requinte que é marca registrada do Duran Duran. Para a bancária Carina Bastos, 29 anos, a canção mais aguardada é Save a Prayer, que ficou de fora em quase todos os shows da All You Need Is Now Tour, turnê que começou em março passado. “Fiquei decepcionada com a falta de um hit tão importante, marcado na memória afetiva dos fãs. Espero que eles o toquem desta vez”, conta.

Mas se o passado ainda transborda o coração dos fãs, nem por isso o presente se mostra menos inspirado. Considerado pelo tecladista Nick Rhodes como o melhor disco da banda nos últimos 15 anos, o registro que dá nome à turnê teve a produção de Mark Ronson, que já trabalhou com Adele e Lily Allen, além de ter produzido o álbum Back to black, responsável pelo estouro mundial de Amy Winehouse. Gravado com os equipamentos utilizados nos primeiros álbuns do grupo, com sintetizadores analógicos, o disco representa um regresso às raízes do Duran Duran, transportando o grupo de volta às sonoridades de Rio e Seven and the ragged tiger – álbuns de maior sucesso da  banda, lançados no início dos anos 1980.  O trabalho parece ter desenterrado o passado dos clipes megalomaníacos (o Duran Duran ficou conhecido por fazer clipes milionários, extensos e cheios de glamour), a exemplo do vídeo de Girl Panic!, no qual as supermodelos Naomi Campbell, Cindy Crawford, Eva Herzigova e Helena Christensen interpretam os integrantes do grupo.

A exemplo de sua trajetória pelas telinhas, com pérolas como Wild Boys e Girls on Film, o vídeo é um curta-metragem, com dez minutos. Com ele, o Duran Duran se envolveu numa polêmica, já que o clipe foi censurado pela MTV norte-americana por supostamente possuir conteúdo sexual e obsceno. A banda soma mais de 80 milhões de discos vendidos, 18 singles que estouraram nos Estados Unidos, 30 canções no topo das paradas no Reino Unido e uma presença global que lhes garante enorme público em shows nos cinco continentes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado