Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br
A prolífica produção de música instrumental em Brasília ganha reforço de dois novos projetos, a partir desta quibta: o Vila Instrumental, no shopping Deck Norte; e o 1º Circuito Instrumental Itinerante, com uma série de shows em sete pontos do Distrito Federal.
A maratona de apresentações musicais e teatrais do circuito foi concebida com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, o FAC, e segue até o dia 16 de abril. Para a estreia, o grupo de teatro de rua Irmãos Saúde, do Núcleo Bandeirante, e a banda Jambrosia apresentam-se a partir das 17h, na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic.
“A ideia é aliar música instrumental, cultura popular e teatro de rua com o objetivo de democratizar o acesso à cultura”, explicou Lorena Oliveira, idealizadora do circuito. “O projeto surgiu de uma necessidade de divulgação do trabalho de artistas da cidade, que estão em constante produção, mas não encontram espaço”, acrescentou.
A Jambrosia vai apresentar repertório totalmente autoral na apresentação desta quinta. “Lançamos a banda e gravamos o primeiro álbum em 2010, e vamos trabalhar todo o repertório dele nesse show, além de algumas composições de Ailton Moreira e Hermeto Pascoal”, avisa o violinista e bandolinista Ted Falcon.
Jazz improvisado
Ainda nesta quinta, o projeto Vila Instrumental inicia as atividades no Restaurante Vila Madá, no Deck Norte, com a apresentação de dois instrumentistas conhecidos do público brasiliense: o guitarrista Genil Castro e o pianista Serge Fransukiewicz.
Com um show intitulado Improviso, o duo promete, a partir das 20h, fazer releituras de clássicos da música nacional e internacional. “A espontaneidade e a criação em tempo real são características do jazz e vamos enfatizar isso no trabalho de logo mais”, conta o guitarrista.
Até o final de março, o restaurante oferece ao público as apresentações de Ebinho Cardoso e Pedro Vasconcellos, com o show A Comédia do Coração; e Dudu Maia e Henrique Neto, com o show Cordas que Choram. A entrada é sempre gratuita.
1ºCircuito Instrumental Itinerante – Nesta quinta, a partir das 17h, na Praça Zumbi dos Palmares do Conic. Entrada franca. Classificação livre.
Vila Instrumental – Nesta quinta, às 20h, no Restaurante Vila Madá (CA 1, Deck Norte, Lago Norte). Entrada franca. Classificação livre.