Andréia Castro
Especial para o Jornal de Brasília
Com estreia marcada para este final de semana, duas atrações abordam o sexo de maneiras bem diferentes. Volúpia, que está em sua segunda temporada, apresenta possíveis formas de vivenciar estados de grande prazer sexual. Já Assexuados.com é uma comédia escrachada sobre quatro nerds que se escondem na internet e que nunca se “deram bem” na vida real.
Como imaginar a volúpia de um abajur? Ou de dois sapatos? Com seis apresentações gratuitas marcadas, Volúpia apresenta hoje uma sequência de pequenas cenas inusitadas, como a de uma freira que, ao coçar o próprio pé, descobre um incontrolável prazer. Em outra, uma dona de casa encontra o tesão no movimento de bater um bolo. E ainda uma faca que se relaciona sexualmente com sua bainha. “O público experimenta momentos sensuais misturados à comédia, passando pelo trágico”, explica Mariana Baeta, atriz e co-autora do espetáculo.
Com trilha sonora executada ao vivo com baixo elétrico e percussão, as atrizes Amara Hurtado, Andrea Borba, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta utilizam seus corpos e objetos de uso cotidiano para criarem cenas de erotismo e sensualidade. A peça é do grupo As Caixeiras – Cia de Bonecas e volta aos palcos com uma segunda temporada bem mais provocativa. “Desta vez focamos no sexual, já que a volúpia é sempre associada a esse tipo de prazer”, completa Baeta.
A montagem joga com a ideia de revelar ou não ao espectador o que está acontecendo, convidando a plateia ao voyeurismo. O convite é feito na chegada do público ao teatro, quando este se depara com uma pequena instalação de caixas de diversos tamanhos, cores e formatos com aberturas em diferentes locais para que cenas possam ser espiadas e ouvidas. Nestas caixas, texturas e cheiros anunciam e estimulam a volúpia de cada um.
As meninas da peça ainda farão um workshop neste sábado e no dia 14 de julho. A ideia é compartilhar com os participantes o processo de criação do espetáculo Volúpia a partir do estudo do teatro de objetos. Haverá, ainda, a pratica de exercícios que foram fundamentais para a construção da peça e entendimento das diversas possibilidades do objeto.
Humor
Com uma temática mais leve, a companhia De 4 é Melhor encena a partir de amanhã a comédia Assexuados.com. Numa época em que a população se encontra cada vez mais mergulhada no mundo cibernético, a peça brinca com o fato de que as pessoas estão tão preocupadas em se relacionarem pela internet, que muitas vezes se esquecem de quem está no mundo real.
O espetáculo mostra as tentativas frustradas de promover um encontro ao vivo, mas combinado, pela internet por quatro figuras singulares que você com certeza não iria “curtir” em sua rede social: um nerd complexado e sua namorada fiel, ele no Brasil e ela na Austrália, que só se encontram e saem para jantar via Skype; um garoto de 15 anos que tem um perfil fake numa conhecida rede social só pra azarar as gatinhas; uma mulher de 30 anos que ainda é virgem e que busca aventuras na rede; um romântico que procura sua cara-metade online e, ao mesmo tempo, a sua própria masculinidade.
Com sacadas criativas, a companhia formada por Bernardo Felinto, Fabianna Kami e Marcio Minervino abusa de recursos sonoros, webcam ao vivo e projeções cinematográficas, trazendo para os palcos todo o universo da web.