Camila Maxi
camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br

Em emocionante homenagem encabeçada por Pedro Mariano, filho de Elis Regina, o projeto Elis Por Eles imprime a plural influência da cantora na música popular brasileira. Também mostra que os homens conseguem ter o poder de interpretar as canções da diva.
Em entrevista ao Jornal de Brasília, Pedro Mariano conta que há muito pensava em organizar este projeto, mas só em 2009 ele começou a tomar forma. Para colocá-lo em prática, foi preciso unir várias cabeças pensantes para alinhar as ideias. “O objetivo é mostrar, por meio das vozes masculinas, o grau de dimensão que Elis teve sobre as gerações de músicos”, comenta o cantor.
Antes de fazer qualquer contato com os possíveis intérpretes de Elis, Pedro teve o delicioso desafio de ouvir todos os discos da bela. Só então começou a listar os cantores para participar do tributo. O repertório foi montado em conjunto com os próprios artistas. “A grande maioria deles me contou histórias de como Elis os influenciou. Curiosamente, todos sabem dizer qual foi a primeira música dela que ouviram”, explica Pedro.
O DVD conta com 14 vozes masculinas. Entre todas estão as ilustres presenças de Emílio Santiago, Cauby Peixoto, Jair Oliveira e Lenine. Há espaço também para novos nomes, como o promissor e performático Filipe Catto.
Tributo
Pedro se encarregou de fechar o tributo cantando a clássica O Bêbado e a Equilibrista. Ele relembra que, durante o processo, foi o último a escolher sua música para interpretar. “Nunca quis cantar os grandes estandartes por acreditar que não há como fazer uma versão melhor que a dela. Com sua força, ela se apoderou desta música e a transformou em um recado que mexeu com a vida de muitas pessoas. É uma letra cheia de mensagens subliminares. E me toca por várias razões, me emociona demais”, destaca Mariano.
Em 1995, ele e o irmão João Marcello produziram uma homenagem à mãe, cantando canções especiais do repertório de Elis. O tributo fez tanto sucesso que virou um especial de TV.
A boa novidade é que pode surgir um volume dois deste projeto. Pedro afirma que tem material suficiente para outras edições: tanto pessoas quanto canções que podem ser usadas. “Além destes, poderia convidar tantos outros cantores porque música é o que não falta”, acredita ele.
Pedro planeja retomar os shows de seu novo disco, Oito. A divulgação do álbum se manteve morna enquanto Elis Por Eles recebia toda a energia do cantor. “Este ano vou me concentrar no CD e, quem sabe, fazer um DVD dele”, diz.
Serviço:
Elis Por Eles
Diversos intérpretes
Gravadora: Microservice
Faixas: 16
Preço: R$ 46