Menu
Viva

Diversa cultura brasileira

Arquivo Geral

13/08/2013 10h00

O grupo Vespas Mandarinas lança a turnê Animal Nacional, que também dá nome ao disco de lançamento da banda. A escolha do título retrata as diversas culturas brasileiras. “É uma espécie de manifesto que pede que o brasileiro se entenda como brasileiro, com seus defeitos e qualidades”, afirma o vocalista Chuck Hipólitho, em entrevista para o Jornal de Brasília. 

O nome da banda provoca curiosidade e, segundo Chuck, foi inspirado no inseto que é considerado a maior vespa do mundo: “Uma vez vi um documentário (sobre o inseto) e fiquei com o nome na cabeça. Era um nome coletivo, feminino, um inseto bonito”, explica. Ex-Forgotten Boys, o vocalista se uniu a Thadeu primeiro. André e Flavio completam o quarteto.

 Nenhum estilo

Segundo o músico, Vespas não possui nenhum estilo definido. “Tudo influencia a gente. Principalmente o rock nacional dos anos 1980”, explica. “Também temos inspiração em filmes, amigos e em bandas como Paralamas do Sucesso e Ratos de Porão”.

Na estreia, os rapazes tentam valorizam as letras, buscando uma profundidade que o quarteto acredita ter se perdido no rock nacional. 

Apesar de nunca ter se considerado indepentende, o Vespas Mandarinas sempre tocou por conta própria. Até chamarem a atenção da gravadora Deckdisk e do produtor Rafael Ramos, que financiaram a produção de  Animal Nacional. Atualmente, o número de apoiadores cresceu. “O time aumentou”, enfatiza Chuck.

 

Pegada pop rock urbana na estreia

A primeira faixa de Animal Nacional é Cobra de Vidro, que traz um riff intenso de guitarra na voz de Thadeu Meneghini. A música ganhou um clipe que pode ser assistido no canal do quarteto no YouTube (youtube.com/user/VespasMandarinas). O vídeo foi dirigido por Ivan Cardoso, mestre do terrir (estilo de filmes que mistura terror e humor).

O CD segue com Não Sei o que Fazer Comigo, em que guitarra e voz forte dão lugar a um ritmo mais pop. A canção é a versão brasileira de Ya No Se Que Hacer Conmigo, dos uruguaios El Cuarteto de Nos. Santa Sampa, O Amor e o Ocaso e O Vício e o Verso antecedem A Prova, música composta por Arnaldo Antunes.

De fácil entendimento

O estilo mais rock retorna ao disco em Só Poesia e O Inimigo, que chama a atenção por ter a letra mais pesada em relação às faixas anteriores. Um Homem Sem Qualidades, Rir no Final, Distraídos Venceremos e O Herói Devolvido fecham o álbum de estreia do Vespas. “É um disco rápido e fácil de entender”, finaliza Chuck Hipólitho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado