Menu
Viva

Daniel Galera e João Paulo Cuenca debatem Literatura na Internet

Arquivo Geral

22/06/2010 18h22

Conforme se popularizou mundo afora, a internet passou a influenciar e a modificar a comunicação em vários níveis. A arte, como uma forma de comunicação e expressão, também recebeu um toque do mundo virtual, em especial no mercado. É isso que discute o ciclo Arte e Vanguarda na Internet, do Centro Cultural Banco do Brasil. Com encontros mensais, a edição que acontece hoje terá o tema Literatura na Internet debatido por Daniel Galera e João Paulo Cuenca, com transmissão on-line pela TV Uol. Ambos são escritores que tem a internet como uma relevante etapa de suas carreiras.

“A internet é uma nova forma de ingresso no mercado literário”, define Cuenca. Esta afirmação tem como base a experiência própria. Cuenca iniciou sua carreira em um blog, em 1999. Nesta época, quando nem ouvia-se falar em redes sociais, a ferramenta se popularizava na comunidade virtual e se tornava a maneira mais simples de publicação de textos e imagens.

Em seu blog, Cuenca publicava seus textos até resolver lançar o romance Corpo Presente (Planeta, 2003). Enquanto escrevia seu livro, compartilhava com os leitores do blog alguns conflitos gerados na produção da obra e recebia deles opiniões e conselhos. “A graça do blog é que lá é possível publicar grátis e ter o feedback do público”, opina.

Apesar de receber as opiniões do público antes da publicação da obra e de ter passado a escrever com mais frequência por causa do blog, João Paulo Cuenca acha que a internet não influenciou a estética de sua literatura. “A internet não modificou minha literatura. Em minha criação ela não tem mais importância que coisas como músicas que escuto ou filmes que vejo”, afirma. No entanto, ela influenciou sua carreira. “A internet foi uma etapa para chegar a publicar. Apesar de ter usado a internet para escrever, ainda sou da geração que precisa da publicação. Passei a ser um escritor de papel”, analisa o carioca de 32 anos.

Cuenca escreveu crônicas para jornais e, além de Corpo presente, publicou O Dia Mastroianni (Agir, 2007), Parati para Mim (Planeta, 2003), livro do qual é coautor, e participou de sete antologias.

 

O escritor Daniel Galera, que participará do debate, tem uma trajetória parecido com a de Cuenca. O paulistano, de 31 anos, começou a escrever em blog e depois passou a publicar em papel. Lançou Dentes Guardados (Livros do Mal, 2001), Até o Dia em que o Cão Morreu (Companhia das Letras, 2007), Mãos de Cavalo (Companhia das Letras, 2006) e Cordilheira (Companhia das Letras, 2008), que lhe rendeu o Prêmio Machado de Assis de Romance 2008 e o Terceiro Lugar na categoria Romance no Prêmio Jabuti 2009.

 


Arte e Vanguarda na Internet – Hoje, às 19h30, no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, conjunto 22). Entrada gratuita mediante retirada de senha, distribuída meia hora antes do início do evento. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Saiba Mais:


O debate tem transmissão on-line pela TV UOL (http://tvuol.uol.com.br),  das 19h30 às 21h30.

Os internautas poderão enviar perguntas, por meio da Sala de Bate-Papo da TV UOL.

O debate será mediado pelos jornalistas Carlos Marcelo e Julliany Mucury.

Nesta quinta-feira, Galera participará de um bate-papo no Açougue Cultural T-Bone (312 Norte, Bloco B), às 20h.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado