Da Redação
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Há 12 anos, na Casa de Cultura de Santo Amaro, em São Paulo, acontece o projeto Samba da Vela. Agora, todo o barulhinho bom que ressoa por lá surge na forma de um CD, chamado Comunidade Samba da Vela – Revelando Novos Compositores do Samba. Com patrocínio da Petrobras e o apoio do Ministério da Cultura, o lançamento traz mais de 30 compositores desconhecidos do grande público. Apesar de não serem famosos, eles são experientes e entendem da música.
Com participação especial de artistas conhecidos como Netinho de Paula e Martinho da Vila, o projeto traz ainda composições de autores veteranos que nunca tiveram a oportunidade de ouvir suas músicas gravadas. É o caso da Tia Dita, de 77 anos; Vó Suzana, 72, Seu Afonso, 82, e Seu Juca, 70. De acordo com o diretor geral do CD, Magnu Sousá, a expectativa dos organizadores está sendo concretizada. “Estamos tendo um feedback bastante positivo do público. Aqui em São Paulo muitas pessoas já compraram o CD”, afirma.
Magno fala da importância do incentivo na hora de criar o álbum. “A gente precisa agradecer muito às empresas que investem em cultura, pois sem elas certos projetos seriam inviáveis”, elogia. De acordo com ele, a principal ideia da iniciativa é “democratizar o acesso a arte”. O grupo tem ainda a expectativa de montar uma turnê de divulgação nacional do CD e, para o futuro, não descarta a possibilidade de lançar um DVD.
A produção musical em São Paulo
O projeto Comunidade Samba da Vela foi fundado em 17 de julho de 2000 pelos sambistas Magnu Sousá, Maurilio de Oliveira, Chapinha e Paquera. Desde então, tem revelado sempre novos compositores e composições. “A gente veio para acabar com essa história que em São Paulo não tem samba. São Paulo tem samba sim!”, argumenta Sousá.
O grupo tem esse nome porque, no meio de uma roda de samba, há sempre uma vela. A música começa quando a vela acende e termina quando ela apaga. Ao redor da luz, se reúnem músicos, compositores e simpatizantes de todas as idades. Os músicos apresentam somente suas composições inéditas, diretamente para o público.