Pelo sexto ano consecutivo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) realizará no dia 1º de maio uma grande festa para homenagear o Dia do Trabalhador. Nesta edição, a Central adotou como principal eixo de luta a ética na política, além de outros temas que fazem parte da agenda cutista. A festa será destinada não só ao trabalhador, mas a toda sua família.
As atividades serão realizadas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a partir das 10h. O acesso é gratuito para todas as atividades e a classificação etária é livre.
Entre as atrações, brincadeiras para a criançada, oficinas e shows com repentistas, artistas locais e as duplas as sertanejas Pedro Paulo & Matheus e Zezé Di Camargo & Luciano, que encerram a festa do trabalhador em grande estilo. Além de Zezé Di Camargo & Luciano e Pedro Paulo & Matheus, músicos locais também darão o tom das comemorações.
Entre elas, uma das revelações da música brasiliense: Ellen Oléria. Também participam da festa Suzana Mares, o grupo Jenipapo e Djs da cidade. Para a criançada, teatro infantil, brinquedos, pintura de rosto, brinquedos infláveis e muita diversão. Entre às 10h e 14h também serão oferecidas à comunidade oficinas culturais e serviços gratuitos.
O dia 1º de maio, além de ser uma data de celebração, ajuda a fortalecer reivindicações, relembrar conquistas e buscar novos rumos para todas as categorias. Por isso, a data serve como marco para pontuar lutas históricas que permeiam o cotidiano daqueles que promovem o desenvolvimento da Nação. Entre elas estão a luta pela ética na política; a igualdade racial e o combate à discriminação; a defesa do direito dos trabalhadores com deficiência; a igualdade entre gêneros; a redução da jornada de trabalho; a preservação do meio ambiente; a ratificação da Convenção 158 da OIT; a reforma tributária e a liberdade e autonomia sindical.
Sobre os artistas
Zezé Di Camargo e Luciano levam ‘Simplesmente Canções” para Brasília
Nova turnê reúne sucessos de 20 anos de carreira, que a dupla comemora na capital do país
A relação entre Zezé Di Camargo e Luciano com Brasília já faz parte da história da dupla. E de uma forma que vai além do sucesso que alcançaram no Distrito Federal. Segundo a primeira voz, “mesmo antes de Luciano nascer”, ele peregrinava pelo Planalto Central ao lado de seu primeiro parceiro, Emival, conforme retrata o filme sobre a vida dos artistas. Isso sem falar da relação política e de amizade com o ex-presidente Lula. Para comemorar esta relação de amor com a capital do país, os dois filhos de Francisco e Helena decidiram fazer o show em homenagem ao Dia do Trabalhador por lá, mesmo em meio a tantos convites de diversos pontos do Brasil. Tudo com muita diplomacia, claro, como assim convém. E aproveitando a ocasião também brindam dois aniversários: os 20 anos de carreira (completados dia 19 último) e os 51 anos de Brasília com o espetáculo “Simplesmente Canções”, que reúne músicas destas duas décadas de estrada.
“Lançamos este show no Rio e seguimos para as principais capitais, como São Paulo. Para comemorar estes 20 anos de estrada criamos esta turnê junto com nossa equipe de produção. Vamos reunir músicas que marcaram nossa trajetória. Serão 24 no total. Durante o show, também pediremos ao público, num momento bem interativo, que eleja algumas canções. Daí, a escolha do título da turnê. Claro que também mostraremos sucessos atuais. Cantaremos de tudo, pegaremos o violão para relembrar só sucessos”, revela Zezé Di Camargo.
Luciano por sua vez garante que, além do clima interativo com a platéia, a tecnologia vai tomar conta do palco. “Vamos mostrar um show mais renovado, com muitos arranjos abastecidos por teclados, baixos, guitarras e baterias. Está mais moderno. Cantamos algumas músicas do novo CD e também revisitamos músicas do início de nossa carreira, mas com arranjos mais modernos. É uma ‘janela’ que criamos no show, em que pedimos para o público solicitar canções mais antigas”, adianta Luciano.
No palco, uma mega-estrutura e muitas surpresas, a começar pela abertura com imagens em alta definição e sincronizadas com os artistas. Neste caso, é melhor ver do que esmiuçar toda e qualquer cena da bem produzida projeção. O repertório traz entre outras “Vem ficar comigo”, “A ferro e fogo”, “Pra mudar a minha vida”, “Antes de voltar pra casa”, “Do seu lado” (em momento solo de Luciano na nova roupagem desta música assinada por Nando Reis e gravada pelo Jota Quest), “Coração está em pedaços”, “Na hora H”, “Saudade Bandida”, “Como um anjo”, “Sem medo de ser feliz”, “No dia em que saí de casa”, “É o amor”, “Saudade”, “Mexe que é bom”, “Pão de mel”, e “Galera felicidade”. Do novo CD, tem “Tapa na Cara”, “Ainda Ontem Chorei de saudade” / “Telefone Mudo”, “Tão linda e tão louca” e “Mentes tão bem” (música tema do personagem de Murilo Rosa em “Araguaia”, da Globo).
No mesmo tom romântico e alegre que move o novo CD, Zezé Di Camargo e Luciano prometem muitas surpresas para este dia especial. Em tempo: “Double Face” figura em segundo lugar na lista dos mais vendidos do país. Lançado há nove, o álbum já ultrapassou a marca de 350 mil cópias vendidas, trunfo inédito para os dias atuais, em que a pirataria toma conta de um mercado às voltas também com a “mordomia” da Internet, que propicia formas de adquirir músicas sem custos ou ir às lojas. Por Arleyde Caldi
Pedro Paulo & Matheus – Com 12 anos de experiência vividos no mundo da música, a dupla Pedro Paulo e Matheus traz consigo o status de principal dupla sertaneja de Brasília. Eles alcançaram o seu lugar de destaque entre os nomes mais respeitados da música sertaneja. A dupla estreou com pé direito no mercado fonográfico, quando em 2006, lançou de forma independente seu primeiro CD – Puro Sertanejo – que foi muito bem recebido pela população da cidade. A produção deu certo e os meninos de Brasília (como costumamos dizer) passaram dois longos anos tocando em diversas regiões do Brasil para fortalecer ainda mais o nome Pedro Paulo e Matheus. Prontos para dar continuidade aos trabalhos em Brasília e principalmente fora daqui, a dupla grava o seu primeiro CD e DVD que leva o nome CD e DVD ao vivo em Brasília no dia 10 de maio de 2008, na Facita em Taguatinga (DF), que contou com a realização da Top One Eventos, conceituada produtora de entretenimento. O resultado foi tão surpreendente que a gravadora Som Livre (Sistema GLOBO de comunicações) no dia 16 de outubro fechou o contrato com Pedro Paulo e Matheus e fez do CD e DVD um produto de distribuição nacional.
Programação 1º de maio
10 às 14h – Oficinas culturais, esportivas e atividades infantis
12h – Teatro infantil
12h50 às 14h50 – DJs
14h50 – Repentistas
15h30 – Grupo Jenipapo
16h20 – Suzana Mares
17h – Ellen Oléria
18h – Pedro Paulo & Matheus
19h – Zezé Di Camargo & Luciano
Serviço
Festa da CUT-DF no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador
LOCAL: Esplanada dos Ministérios
HORÁRIO: a partir das 10h
CLASSIFICAÇÃO: livre