A mostra tem a curadoria de Marcelo Campos e é uma coletiva de cinco jovens pintores brasileiros: Daniel Lannes, Fábio Baroli, Fábio Magalhães, Flávio Araújo e Thiago Martins de Mello.Os artistas fazem parte do grupo chamado Território que funciona como um coletivo em que cada artista atua de maneira independente. A noçãode território é estimulada pelo fato de cada artista viver e trabalhar em estados brasileiros distintos, como Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará.
Desse modo, cada um traça um panorama de identidades múltiplas, com discussões amplas e repertório imagético algumas vezes derivado de observações sobre religiosidade, casas interioranas, feiras livres, populações marginais ou citações da própria pintura histórica.
O título da exposição – Crer em Fantasmas: Territórios da Pintura Contemporânea – parte da reflexão a respeito das teorias fomentadas no século XX de que a pintura teria morrido diante de tantas discussões conceituais e experimentações dos artistas com o meio (como questões de forma, cor e etc).
Permitindo-nos a observação de que essas teorias não inibiram a persistência de uma atuação importante dos artistas com a pintura no século XXI, essa jovem geração vem corroborar tal afirmativa mantendo um posicionamento ativo, lidando criativamente com imagens polissêmicas e nos mostrando caminhos originais diante da contemporaneidade brasileira.
A importância deste projeto parte, principalmente, de dois vínculos conceituais: a divulgação de uma jovem produção brasileira e a reflexão sobre a pintura depois de decretados tantos lutos.
Serviço: Crer em Fantasmas: Territórios da Pintura Contemporânea
Visitação: 15/05/2013 A 30/06/2013
Local: Nas Galerias Picolo I e Picolo II Caixa Cultural Brasília
Hora: De terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada Franca
Classificação 14 anos