
O Teatro Nacional Cláudio Santoro recebe até domingo (4), a exposição intitulada Brasília, Memória da Construção. O trabalho é organizado pelo Arquivo Público do Distrito Federal em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Cultura. Apresenta fotos, manuscritos e outros arquivos datados entre 1956 até 1960 – época da construção e inauguração da capital. O projeto está aberto a visitações no Mezanino da Sala Vila Lobos, de terça-feira a domingo, das 9h às 20h. A entrada é gratuita.
A exposição tem como destaque o fato de ser a primeira vez em que é apresentada uma comparação dos principais monumentos de Brasília, mostrando como tais obras evoluíram desde o projeto até a data da inauguração de Brasília – incluindo as fases da terraplanagem e maquetes. Na lista apresentada, figuram edificações como o Brasília Palace Hotel, Palácio da Alvorada, Igrejinha, Rodoviária, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional, Catedral e a Esplanada dos Ministérios.
A exposição também confere um lugar especial para aqueles que trabalharam na realização do sonho de Juscelino Kubitschek. Fotos de momentos marcantes retratam ainda a antiga Velhacap/Candangolândia como espaço administrativo e a Cidade Livre/Núcleo Bandeirante como espaço comercial. Pela primeira vez, também, são apresentados ao mesmo tempo textos de cunho histórico, de arquivologia, arquitetura e de engenharia.