Menu
Viva

Confira as exposições que acontecem em Brasília neste fim de semana

Arquivo Geral

03/09/2010 19h00

Em Brasília acontecem 12 exposições simultâneas em diversos espaços culturais. Algumas delas encerrar na próxima semana. Dentre mostras de pinturas, gravuras ou fotografia, temas como Brasília, cinema e arquitetura estão em cartaz. Confira o que visitar:

Obra Inventário visita o universo do colecionismo e propõe discussões sobre a ocupação do espaço expositivo, suas implicações políticas e ideológicas. Sob a curadoria de Atila Regiani, o projeto, que engloba exposição, mesa redonda e oficina pedagógica, promove um diálogo com os antigos gabinetes de curiosidade dos séculos XVI e XVII, considerados antecessores dos museus modernos.

Obra Inventário –  Até quinta. Segunda a sexta das 10h às 19h, sábados, das 14h às 18h. No Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (Ed. Sede do Tribunal de Contas da União). Entrada franca. Informações: 3316-5074. Classificação livre.

A exposição Memória e Arte comemora os 30 anos do espaço Caixa Cultural com mostra do acervo da instituição.

Acervo Caixa – Memória e Arte –  Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. Até quinta, na Caixa Cultural (Setor Bancário Sul). Entrada franca. Informações: 3206-9450. Classificação livre.

Em Aos Ventos Que Virão – Brasília (1960-2010), serão exibidas mais de 200 obras e mais de 180 artistas, em diversas técnicas das artes visuais como desenho, pintura, gravura, fotografia, performance, vídeo-arte, instalação, objeto e outras. A mostra também ocupa o galpão da concessionária JORLAN, em iniciativa inédita, em um espaço inusitado, além dos locais públicos em frente ao Espaço ECCO.

Aos Ventos Que Virão – Brasília (1960-2010) –  Até sexta. Visitação de treça à domingo, das 9h às 19h. No Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO (Setor Comnercial Norte, ao lado da concessionária Jorlan). Entrada franca. Informações: 3327-2027. Classificação livre.

A exposição fotográfica Arquitetura da Bauhaus traz imagens de prédios erguidos sob influência do estilo que vigorou na Alemanha entre 1919 e 1932. Por meio de 56 registros do fotógrafo alemão Hans Engels e de textos de Axel Tilch, o visitante poderá fazer uma viagem por edifícios que marcaram a arquitetura mundial ao introduzir o racionalismo e a funcionalidade em suas propostas. O estilo é considerado precursor do design moderno.

Arquitetura da Bauhaus –  Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h30. Até dia 16 de setembro, no Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios). Entrada franca. Informações: 3325-5220. Classificação livre.

Brasília e o Construtivismo retrata o encontro do urbanismo e da arquitetura com a arte construtivista brasileira (Concreta e Neoconcreta) na Capital Federal, um cenário perfeito para a sintonia dessas duas produções de ponta do Brasil moderno que jamais se consumou plenamente. A exposição se divide em duas partes diferenciadas, mas complementares: uma mostra de esculturas ao ar livre, a ser montada na área externa e uma mostra de obras e projetos escultóricos concretos e neoconcretos.

Brasília e o Construtivismo –  Esculturas. Visitação de terça a domingo, das 10h às 21h. Até 19 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2). Entrada franca. Informações: 3310-7081. Classificação livre.

Sob a curadoria e com a participação de Luiz Galvão, artista plástico, designer e professor, a exposição coletiva O Exercício do Olhar, em cartaz na Galeria do Superior Tribunal de Justiça, apresenta uma rica e diversificada coleção de obras de arte criadas por meio de técnicas como o fusing, fusão de vidro em alta temperatura, mosaico, óleo sobre tela, reciclagem, modelagem e outras. O foco é a transformação de materiais e de matérias-primas encontradas na natureza. A diversidade de técnicas e o ineditismo da proposta vão oferecer aos expectadores a possibilidade de cada um fazer seu próprio exercício do olhar.

O Exercício do Olhar –  Obras criadas por meio de técnicas como o fusing, fusão de vidro em alta temperatura, mosaico, óleo sobre tela, reciclagem e modelagem. Até 24 de setembro. No Galeria do Superior Tribunal de Justiça (Setor de Administração Federal Sul). Entrada franca. Informações: 3368-2482. Classificação livre.

A monstra Los Invisibles: Um Olhar aos Bastidores do Cinema Espanhol traz fotografias de Jose Haro. Ele é fotógrafo profissional desde 1993. Durante este tempo se dedicou à fotografia de cena, à publicidade, ao retrato e à reportagem. No cinema se destacou pelo seu trabalho em filmes como 20 centímetros (Ramón Salazar, 2005), Alatriste (Augustín Díaz Yanes, 2006), Bosque de Sombras (Koldo Serra, 2006), Transsiberian (Bard Anderson, 2008), Biutiful (Alejandro González Iñarritu, 2009) ou Miral (Julian Schnabel, 2010).

Los Invisibles: Um Olhar aos Bastidores do Cinema Espanhol –  Fotografias por Jose Haro. Até 25 de setembro. Segunda à sexta, das 8h às 21h, e sábados das 8h às 14h. No Espaço Cultural Instituto Cervantes (707/907 Sul). Entrada franca. Informações: 32420603.

A mostra A Mente de Sônia Menna Barreto apresenta vinte telas inéditas da pintora minimalista, única artista brasileira com uma obra no acervo da Royal Collection da Família Real Britânica, uma das principais coleções de arte do mundo.

A Mente de Sônia Menna Barreto – De 10 de setembro a 13 de outubro. De terça a domingo, de 9h às 19h, na Caixa Cultural (Setor Bancário Sul). Informações: 32069448. Entrada franca. Classificação livre.

Brasília Noite & Dia traz 153 telas de autoria de 92 filiados à Associação Candanga de Artistas Visuais (ACAV). Desse total, 70 compõem o painel Brasília Noite e 83 integram o painel Brasília Dia, que os visitantes encontrarão dispostos em duas paredes.

Brasília Noite & Dia –  Quadros. Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. De 10 de setembro até 13 de outubro, na Caixa Cultural (Setor Bancário Sul). Entrada franca. Informações: 3206-9448. Classificação livre.

A mostra organizada pelos alunos da Faculdade de Artes Dulcina de Morais expõe esculturas concebidas a partir da investigação sobre os processos criativos múltiplos. O tema da exposição é a relação de formatividades por meio de inclusões contributivas das propostas de todos os participantes, em que a ideia principal é a de “consciências compartilhas”. Na essência do processo, todos os trabalhos são “entes compartilhados” desde a concepção até a finalização, sob a supervisão do professor Carlos Wolfgram.

Exposição Escultura –  Até dia 1 de outubro. Visitação das 8h às 20h. Na Galeria de Artes da Faculdade Dulcina de Morais (Setor de Diversões Sul, Conic). Entrada franca. Classificação livre.

A mostra A Cidade Através das Janelas traz mais de 30 desenhos do artista Wagner Hermusche. Produzidas entre 1980 e 2004, a obras são resultado da vivência, observação e reflexão sobre o modus vivendi de Brasília.

A Cidade Através das Janelas –  Desenhos. Visitação até 3 de outubro, diariamente das 9h às 21h. Na Galeria Vitrine (Caixa Cultural Brasília, Setor Bancário Sul). Entrada franca. Informações: 3206-9448. Classificação livre.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado