
Este sábado, os brasilienses têm um estímulo a mais para sair de casa. O projeto Eu Faço Cultura (EFC) retorna à cidade dando continuidade ao tributo em homenagem ao centenário do ícone da música nordestina, Luiz Gonzaga. Em celebração ao encerramento das atividades, acontecem os shows de Ellen Oléria com a banda Pret.utu, da cantora Ana Reis, e do grupo instrumental Marambaia, a partir das 18h, no Museu Nacional da República (Eixo Monumental).
O Eu Faço Cultura está em seu sexto ano e já passou por mais de 20 cidades do País. Os shows têm entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento imperecível. O produtor cultural Diego Barbosa ressalta a importância da iniciativa para o fomento da cultura: “Brasília é nossa cidade sede. O evento é um estímulo para dar oportunidade ao artista local e oferecer mais uma opção de lazer”.
Percussão
O percussionista Leonardo Barbosa trabalha no projeto desde 2007 e ministrou oficinas em diversas cidades por onde o EFC passou. Ele é um dos integrantes do grupo instrumental Marambaia e também da banda Pret.utu, que acompanha Ellen Oléria. “Tivemos experiências muito legais de ONGs e pessoas que nunca tiveram contato com a percussão e hoje fazem apresentações musicais”, diz Leonardo.
Para ele, a ocasião é celebrada em uma agradável dobradinha. A Marambaia, formada por Leonardo Barbosa, Marcus Moraes, Marcelo Lima, Alexandre Macarrão e Célio Maciel, abre o show para Ellen com uma gama de novidades. Na apresentação, os rapazes trazem músicas novas e releituras de canções de rock traduzidas para o bandolim.
Lançamento
O evento também marca o lançamento oficial do DVD Ellen Oléria e Pret.utu – Ao Vivo no Garagem!, gravado em 2011, no Teatro do Sesc Garagem (913 Sul). Léo foi convidado de última hora para participar da gravação e, desta forma, acabou entrando para a banda Pret.utu. “Foi maravilhoso, o melhor DVD que já participei”, elogia.
Em cena, Ellen comanda as canções que constam no disco. A novidade teve participação do músico Hamilton de Holanda e do rapper Emicida. Munida de força e energia, a cantora une ritmos e apresenta canções autorais, junto de releituras de músicas nacionais.