
Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br
O Centro Cultural Banco do Brasil inicia na noite desta sexta-feira mais um projeto que privilegia a música popular brasileira. Dois músicos e um computador. Essa é a filosofia do Live P.A.
O curador Bernardo Vilhena explica que os shows serão como um encontro entre dois artistas que mostrarão ao público suas preferências musicais, cantando e tocando canções de autoria própria e de seus ídolos. “A maioria desses encontros são inéditos e os músicos fazem parte de uma geração de artistas independentes, a exceção de Claudio Zolli e Dado Villa Lobos, que provou que existe vida pós-Legião Urbana”, observa.
Ao longo do projeto, oito duplas farão shows com entrada franca, às sextas e sábados do mês de maio, e se revezam entre instrumentos, microfones e seus laptops. Segundo Vilhena, o computador é o elemento que permite “transportar” e “transmitir” um vasto repertório de referências e canções autorais, que juntas apresentam um retrato-cantado dos músicos em cena.
Atrações
Quem abre a programação são os cantores Nina Becker e Moreno Veloso, com show às 22h30 nesta noite. No sábado, é a vez de Thalma de Freitas, companheira Nina Becker na banda carioca Orquestra Imperial, e Gabriel Moura subirem ao palco.
Antes mesmo de lançar seus primeiros discos, Azul e Vermelho, Nina Becker foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2009, como melhor cantora. “Sempre gostei de cantar, mas nunca vislumbrei viver disso. Não achava que fosse me desviar da carreira como cenógrafa, mas aconteceu”, revela Nina, de 36 anos, que trabalhou como diretora de arte de filmes.
Já Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso e sua primeira esposa, Dedé, esteve envolvido com música desde criança. Em 1982, fez a letra da música Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê, música do pai, gravada no disco Cores, Nomes. Em 2000 gravou seu primeiro disco, Máquina de Escrever Música, em que canta, toca violão e violoncelo, com o grupo Moreno + 2, formado por ele, o baixista Kassin e o baterista Domênico, que também vão se apresentar no Live P.A., em outra oportunidade.
“Procuramos selecionar um repertório comum, que já cantamos juntos – na Orquestra Imperial onde se conheceram –, e, também, algo do nosso repertório individual, claro”, adianta Nina Becker.
Live P.A. – A partir desta sexta até 28 de maio. Sextas e sábados, às 22h30. Nesta sexta, Nina Becker e Moreno Veloso. Neste sábado, Thalma de Freitas e Gabriel Moura. Na área externa (jardim) do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul, Trecho 2). Entrada franca. Informações: 3310-7087. Não recomendado para menores de 16 anos.