Menu
Viva

Companhia goiania Quasar estreia o espetáculo ‘Tão Próximo’

Arquivo Geral

13/08/2011 9h30

 

Camilla Sanches

camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br

 

 

A relação corpo a corpo, homem a homem, é a inspiração do espetáculo Tão Próximo, a mais nova criação do coreógrafo Henrique Rodovalho para o grupo goiano Quasar Cia. de Dança. Mais exatamente a 22ª criação. “No decorrer de suas criações, aparecem situações que ele discute consigo mesmo. Neste caso, quis explorar algo diferente do movimento, principalmente do movimento individual”, explicou a diretora geral da companhia, Vera Bicalho.

 

 

O fascínio pelo entendimento das características dos relacionamentos trouxe reflexões sobre o limite entre a convivência social e a intimidade com as pessoas que nos cercam, sejam elas conhecidas ou não. Este foi um dos motivos para a concepção da montagem, que durou dois meses e meio entre produção, ensaios e estreia. 

 

 

Esta última aconteceu no Teatro do Sesi de Goiânia, terra natal do grupo, no início do ano passado. “De lá, seguimos para São Paulo, e depois voltamos para a capital de Goiás, de onde partimos este fim de semana para Brasília”, listou a diretora. 

 

 

A turnê – em início de temporada – passa, ainda, por Curitiba, no Paraná, e Salvador, na Bahia. “Estamos começando a circular o País agora e ainda há contratos sendo fechados”, adiantou Vera.

 

 

Uma turnê internacional também está prevista, com passagens pela Alemanha e Espanha, onde a companhia tem produtores locais já em negociação, além de Bélgica e Áustria. As apresentações ainda não foram confirmadas, mas estão sendo negociadas.

 

 

No palco

 

 

Oito bailarinos – cinco mulheres e três homens – encenam a coreografia criada por Henrique Rodovalho. “A aproximação de um corpo com o outro, trabalhando o movimento, mas não significa que este seja o ponto de partida”, descreveu Vera. Segundo ela, existe uma identificação da plateia com situações cotidianas mostradas nos passoas da dança. “O movimento não é a peça principal”, reitera. 

 

 

Todas as coreografias foram criadas a partir das possibilidades de relação com o outro, terminando por se consumar nos contatos corporais. Portanto, do começo ao fim não há solos. A estreia na capital federal e a Quasar Cia. de Dança contam com o patrocínio da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

Tão Próximo – Espetáculo da Cia de Dança Quasar. Hoje, às 21h, e amanhã, – às 20h. Na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro (Setor Cultural Norte, Via N2, em frente ao Shopping Conjunto Nacional). Ingressos: R$ 40 (inteira). Não recomendado para menores de 10 anos. Os primeiros 300 ingressos vendidos (inteira) acompanham um DVD do espetáculo Por Instantes de Felicidade, obra comemorativa dos 20 anos da Quasar Cia. de Dança.

 

 

Leia mais na edição deste sábado (13) no Jornal de Brasília.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado