Menu
Viva

Começa nesta sexta a primeira edição do Acordeom Festival de Brasília

Arquivo Geral

03/06/2011 9h22

Sivuquinha (Foto: Andressa Anholete)

Suellem Mendes
cultura@jornaldebraslia.com.br

Nesta sexta e sábado, um dos instrumentos mais tradicionais e de importância da música brasileira, ganha evento especial. A primeira edição do Acordeom Festival de Brasília será realizada no Teatro Newton Rossi no Sesc de Ceilândia, das 9h às 20h, com uma programação que inclui workshops, mesa redonda e shows.

O evento tem como atração principal e grande homenageado um dos pioneiros do Acordeom em Brasília, reconhecido professor e exímio instrumentista, o mestre Sivuquinha. “É maravilhoso ter recebido essa dádiva de Deus de poder tocar esse instrumento e eu fico muito feliz por esta homenagem”, emociona-se.

O instrumentista é fã dos grandes nomes do acordeom como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca – de quem herdou o apelido, entre outros. “São exemplos que eu sigo na minha carreira e que merecem toda a minha admiração”.

Além de se apresentar no fechamento do festival na noite de sábado, o instrumentista ministrará workshop sobre técnicas de interpretação e execução do acordeom durante o dia. “Pretendo oferecer o que de melhor tenho colhido nestes mais de 40 anos e espero que a comunidade compareça”, convida. Já o show de hoje à noite fica por conta de uma roda livre de acordeonistas, aberta ao público.

As inscrições para os workshops custam R$ 30 e os participantes receberão, ao final do evento, um certificado de participação. O objetivo do festival é funcionar como um intercâmbio cultural sobre o instrumento, além de abrir espaço para a troca de linguagens estilísticas e informações profissionais, entre outras possibilidades. O evento é uma tentativa de ser o ponto de partida para a criação de uma estratégia de dinamização da Associação de Acordeonistas do Distrito Federal.

1º Acordeom Festival de Brasília – Nesta sexta e sábado, das 9h às 20h. Teatro Newton Rossi no Sesc de Ceilândia. Informações: 3202-4184. Classificação livre.


Confira a programação:


Nesta sexta

Manhã: Credenciamento / Inscrições

Tarde: Workshop sobre manutenção e luthieria do acordeon com o professor Genésio

Noite: Roda Livre de Acordeonistas. Show aberto ao público.

Neste sábado

Manhã: Mesa redonda com representantes dos músicos sobre a Associação de Acordeonistas.

Tarde: Workshop sobre técnicas de interpretação e execução do Acordeon com o mestre Sivuquinha.

Noite: Show de encerramento aberto ao público com Sivuquinha e Banda. Entrada franca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado