Menu
Viva

Começa hoje exposição de pinturas inéditas de Ziraldo

Arquivo Geral

06/03/2012 8h20

 

Foto: divulgaçãoChargista político, cartunista, caricaturista, cartazista, logotipista, jornalista, cronista, teatrólogo e diretor de jornais. Ziraldo é assim: um artista verdadeiramente multimídia. Conhecido também por ser criador de personagens famosos, como: o Menino Maluquinho, a Turma do Pererê e Flicts, entre outros, além de exercer muito bem o papel de escritor de livro infantil e apresentador de programas de televisão, ele agora apresenta sua mais nova faceta: a de pintor.

 

É seu talento para as artes plásticas que estará em cartaz, a partir do dia 6 de março, na exposição Zeróis: Ziraldo na Tela Grande. A mostra reúne 44 telas (acrílico sobre tela) em grandes formatos, resultantes de mais de três anos de trabalho intenso do artista, e poderá ser vista no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Nessa mostra, o fundador de O Pasquim inova com técnicas de tirinhas em pinturas.

 

Com design assinado por Daniela Thomas e pelo arquiteto Felipe Tassara, a exposição convida o público a conhecer um trabalho que o autor desenvolve em forma de cartum desde a década de 1960, mas em um novo suporte. Transportados para enormes telas, os super-heróis de Ziraldo ganham roupagem inédita. Segundo o artista, noventa e cinco por cento dos quadros foram criados para a pintura, ou seja, não estão reproduzindo os quadrinhos. E foi justamente a partir dessa nova linguagem que surgiu a ideia de dialogar com o trabalho de outros artistas. As pinturas de Ziraldo reverenciam telas de Picasso, Velázquez, Goya, Dali, Grant Wood, Hopper, Mathieu, Lichtenstein e Warhol, entre outros.

 

“A coleção de quadros que aqui apresento resulta de mais de cinco décadas de busca. A história em quadrinhos foi o berço onde a pretensão deste trabalho nasceu, e onde mergulhei de cabeça há cinco anos. E aqui está a pintura que me dá a alegria de dizer: – Meu Deus, era isto que eu queria fazer…!”, diz Ziraldo, cuja passagem pela pintura é um namoro antigo.

 

Educação

A exposição contará com uma equipe de profissionais especializados em Artes Visuais, Letras, Filosofia e História, entre outras áreas do saber. Essa equipe multidisciplinar irá trabalhar com público escolar – em seus níveis fundamental, médio e universitário – e com público espontâneo, a partir de percursos previamente elaborados. O objetivo é explorar, de forma pedagógica, as possibilidades da exposição de acordo com a necessidade de cada visitante.

 

Sem distinção de idade, o Programa Educativo convida o público do Distrito Federal a vivenciar, acompanhado de educadores, o novo e instigante trabalho do Ziraldo. Ao final da visita, que dura cerca de uma hora, o público escolar agendado poderá participar de um momento lúdico, além de receber o caderno de mediação, que consiste em um folheto didático.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado