
Quem for ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) a partir do dia 13 de agosto vai ter a oportunidade de conferir a exposição Amazônia, ciclos de modernidade, um panorama histórico, cultural e antropológico da região que, além de ser a maior do país em termos de território, desperta o interesse do mundo todo por suas riquezas naturais e diversidade humana.
Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a mostra chega à capital federal para apresentar um percurso visual com 300 obras que retratam a trajetória amazônica desde o século XVIII até os dias atuais, divididas pelos períodos do Iluminismo, do Ciclo da Borracha (1860 – 1910), do Modernismo e da Contemporaneidade.
Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a exposição se desenvolve como um fluxo de ideias e de linguagens. O conceito curatorial apresenta em amplo espectro a cultura visual da Amazônia, sua arte e determinadas particularidades antropológicas. São mil metros quadrados ocupados por fotografias, pinturas, aquarelas, desenhos, esculturas, objetos, vídeos e documentos raros.
A exposição traz cerca de 100 obras do acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Mapas raros, desenhos originais de Alexandre Rodrigues Ferreira e Antonio Landi, além de maquetes do Museu Naval e obras de Adriana Varejão e Marcone Moreira.
Serviço:
Amazônia, ciclos de modernidade
De 13 de agosto a 23 de setembro de 2012
De terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CCBB (SCES Trecho 2, conjunto 22 – Brasília/DF)
Mais informações: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
site: www.bb.com.br/cultura | www.twitter.com/ccbb_df
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir