Menu
Viva

Com o título provisório Cuca no Jardim, nova animação de Alê Abreu estreia nos cinemas em 2013

Arquivo Geral

22/11/2012 7h00

Michel Toronaga

michel.toronaga@jornaldebrasilia.com.br


Depois de presentear os brasileiros com a animação Garoto Cósmico, o paulistano Alê Abreu prepara-se para lançar um novo longa-metragem. Cuca no Jardim (título provisório) é o mais recente trabalho da produtora Filmes de Papel e deve estrear nos cinemas em 2013, com distribuição da Espaço Filmes. “Cuca é sobre um menino que vê seu pai partir em um trem rumo a cidade grande em busca de trabalho, para nunca mais voltar. Então, certo dia, o garoto resolve partir em busca dele”, explica Alê sobre a história.

 

Quando perguntando sobre a opinião do cartunista Ziraldo, que, durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro do ano passado, disse que o cinema infantil no Brasil não reflete a força da literatura infantil no País, ele opina: “Eu concordo. As estatísticas talvez expliquem: no Brasil há muito mais literatura do que filmes voltados a crianças. Deve ser questão de ‘treino’. Particularmente, prefiro os livros do Ziraldo às adaptações cinematográficas de seu trabalho”, diz Alê.

 

Drama


Apesar de ser um desenho animado e contar com os traços simples, porém graciosos, o diretor acredita que Cuca não é necessariamente voltado para as crianças. E ele cita alguns exemplos de animação com temáticas apreciadas tanto por adultos quanto crianças: “As Bicicletas de Belleville, O Mágico, os filmes do Miyazaki”, enumera, relembrando o trabalho do francês de Sylvain Chomet e do cineasta japonês dos estúdios Ghigbli, responsável pelos sucessos A Viagem de Chihiro e Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar.

 

Belas imagens e lugares lúdicos



 

 

Alê aproveita para contar um pouco mais sobre a trama da novidade: “Durante a viagem, o menino acompanha a cadeia produtiva que explora seu país, transformando o algodão em tecido, enviado ao exterior para retornar em forma de roupas e acessórios de marcas expostos nas vitrines”. A jornada do protagonista vai contar também com momentos lúdicos e criativos – elementos que o diretor mostrou dominar bem em seu primeiro filme. “O menino descobre que há um imenso grupo de manifestantes fantasiados de bichos coloridos, tocando instrumentos musicais que soltam bolinhas coloridas que sobem ao céu para formar a figura de um pássaro gigante”, antecipa.

 

Cuca no Jardim terá cerca de 80 minutos de duração e o ilustrador revela que não haverá diálogos. “Mas teremos participações especiais na trilha sonora. O GEM (Grupo Experimental de Música) irá compor o universo sonoro (ruídos e ambientes). A música será composta pela dupla Gustavo Kurlat e Ruben Feffer (de Garoto Cósmico). E estamos acertando as participações de Naná Vasconcelos e Barbatuques”, diz.

 

Enquanto o filme é finalizado, as imagens de divulgação dão uma prévia do que se pode esperar do lançamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado