Menu
Viva

Clube do Choro de Brasília apresentam Scott Feiner & Pandeiro Jazz

Arquivo Geral

26/03/2013 14h00

O americano Scott Feiner é o próximo convidado do projeto Baden Powell, do Clube do Choro de Brasília.

 

Nascido em Nova Iorque e radicado no Rio, ele tem contribuído para a expansão das possibilidades e percepcão do pandeiro brasileiro pelo mundo, um instrumento pouco citado dentro do contexto do jazz. 

 

A Revista All About Jazz (NY) há alguns anos já antecipava essa contribuição do pandeirista ao universo jazzístico.

 

 “Justamente quando se pensava que havia muito pouca gente capaz de acrescentar algo ao mundo do jazz, eis que surge esse músico nascido em Nova York com um pandeiro em suas mãos para provar o contrário.Pandeiro Jazz representa uma inovação que merece uma audiência ampliada.”

 

Ele sobe ao palco do Clube do Choro acompanhado de Ademir Junior  (saxofone), David Feldman  (piano) e Daniel Castro (baixo).

 

Scott Feiner é bacharel em música pela Hartt School of Music, onde estudou a história do jazz com o lendário saxofonista Jackie McLean. Nos anos 90 ele era um respeitado guitarrista na cena jazzística de Nova Iorque, tocando com alguns dos melhores músicos da cidade. 

 

Em 1999, em sua primeira visita ao Brasil, Feiner descobriu o pandeiro, instrumento que lhe abriu uma nova dimensão musical. Em 2001, muda-se para o Rio de Janeiro em 2001 e em poucos anos torna-se um pandeirista respeitado nos meios do samba e do choro.

 

Mas foi a inovadora mistura de pandeiro e jazz que tem feito Feiner se destacar nos últimos anos. A ideia nasceu de forma orgânica durante um show informal em Manhattan e foi registrada no seu primeiro CD, Pandeiro Jazz, lançado em 2006 pelo selo Delira Música. 

 

O disco foi gravado em Nova Iorque com o saxofonista Joel Frahm, o violonista Freddie Bryant, e o baixista Joe Martin. Além de serem ‘bandleaders’, são três dos ‘sidemen’ mais respeitados e requisitados na cena mundial de jazz. Este disco é possivelmente o primeiro a usar o pandeiro no lugar da bateria num grupo de jazz. O pianista lendário Brad Mehldau declarou, “Scott Feiner criou uma sonoridade única com seu Pandeiro Jazz … cheia de sutileza e surpresas”.

 

Em 2008 ele lançou, pela gravadora Biscoito Fino, o álbum Dois Mundos, gravado no Rio de Janeiro com o trompetista Jessé Sadoc, o saxofonista Marcelo Martins, o pianista David Feldman e o baixista Alberto Continentino. O disco revelou mais amplamente o lado compositor de Feiner, com mais da metade das faixas de sua autoria. Em 2009 Dois Mundos foi indicado ao Grammy Latino e a Revista Playboy Brasil o destacou como “uns dos melhores discos do ano”.

 

Accents, o terceiro CD de Feiner, foi lançado em 2010 pelo selo Zoho Music. O disco reuniu o grupo de músicos nova-iorquinos do seu primeiro CD, Pandeiro Jazz,e registrou o crescimento da concepção do grupo. A crítica da importante revista JazzTimes pontuou: “Feiner não poderia ter escolhido um time melhor, pois o quarteto está totalmente integrado desde a primeira nota”.

 

Feiner é conhecido como um embaixador do pandeiro, apresentando o instrumento para pessoas no mundo inteiro. Respeitado como educador, ele tem oferecido workshops de pandeiro nos EUA, Finlândia, Suécia, Austria e Eslovênia.

 

Nos EUA, Feiner também deu palestras sobre pandeiro e música brasileira no Manhattan School of Music (New York), Williams College (Williamstown, Massachusetts), Uarts (Philadelphia, Pennsylvania) e no Percussion Arts Society International Convention – PASIC 2008 (Austin, TX). Fez uma turnê pleo México como um Jazz Ambassador (Embaixador de Jazz) para o Departamento de Estado dos EUA em 2009.


 

Serviço: “Tributo a Baden Powell” – Show com Scott Feiner

Dia: 27, 28 e 29 de março

Hora: 21h

Ingressos:R$20,00(inteira) e R$10,00 (meia).

Pontos de Venda: bilheteria do Clube do Choro de Brasília ou pelo www.ingresso.com

Classificação 14 anos

Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feiras: 10:00 às 22:00 horas. Sábados a partir de 19:00 as 21:30 horas

Informações:(61)3224-0599

 

Programação Março/ 2013

Projeto “Tributo a Baden Powell”

•Dias 06, 07 e 08 – Marcel Powell (violão)

•Dias 13, 14 e 15 – Yamandu Costa (violão)

•Dias 20, 21 e 22 – Ivanildo Sax de Ouro (saxofone)

•Dias 27, 28 e 29 – Scott Feiner & Pandeiro Jazz (pandeiro)

 

Prata da Casa

•Dia 01 – Ana Reis

•Dia 02 – Carlos Pial (percussão)

•Dia 09 – Wilze Carioca e Grupo Boca Instrumental convidam Maurício      Mestro (Boca Livre)

•Dia 16 – Ife Tolentino (baixo)

•Dia 23 – Leonel Laterza

•Dia 30 – Litieh

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado