O Grupo Choro & Companhia faz o lançamento do CD “Nazareth: Fora dos Eixos” no palco do Clube do Choro.
Amoy Ribas (percussão), Ariadne Paixão (flauta), Fernando César (violão de sete cordas) e Pedro Vasconcellos (cavaquinho) entraram na seara da extensa gama de composições que Nazareth compôs para seu instrumento, o piano, e decidiram colocar a mão na massa e sair fabricando arranjos para a formação do grupo.
O resultado desta garimpagem é mostrado ao público agora com composições inéditas e raras de Ernesto Nazareth no show “Fora dos Eixos”, incluindo três primeira gravações mundiais: Fora dos Eixos, Segredos da Infância e Marietta.
O trabalho de pesquisa de repertório teve a colaboração do pesquisador e pianista Alexandre Dias. Além da instrumentação convencional de regional de choro (flauta, violão, cavaquinho e pandeiro), o Choro & Companhia acrescentou a marimba e o vibrafone, tocados pelo percussionista do grupo, Amoy Ribas.
Compositor e instrumentista que influenciou nomes consagrados da música brasileira como Pixinguinha, Villa-Lobos, Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali, Tom Jobim, entre outros, o carioca Ernesto Nazareth completaria 150 anos em março deste ano. A data que celebra o nascimento do autor de clássicos do choro como “Odeon”, “Brejeiro” e “Apanhei-te Cavaquinho” movimenta uma série de comemorações em todo o País.
O Choro & Companhia inclui em sua apresentação no Clube do Choro composições de Baden Powell, homenageado do ano.
Sobre o Tributo a Baden Powell
Com o projeto Tributo a Baden Powell, o Clube do Choro vai buscar no acervo musical desse gênio do violão as marcas de um Brasil profundo, generoso, mestiço e plural. O público terá o privilégio de ouvir novas interpretações e arranjos para as melodias e as harmonias produzida por Baden.
A obra e o estilo musical de Baden Powell conseguem um raro prodígio: são virtuosísticos e ao mesmo tempo populares, atingindo um alto grau de sofisticação sem deixar nunca de emocionar. Em resumo, refletem a formação musical apurada e a vivência pessoal boêmia de um dos maiores instrumentistas da história da MPB.
“Baden é um renovador do violão e projetou a música popular brasileira no exterior, tornando-a mais admirada, conhecida e respeitada. Ao reunir elementos de choro, samba, bossa-nova, jazz e música erudita, e mesclá-los com influências dos toques percussivos das religiões afro-brasileiras, ele obteve uma fusão inédita e preciosa, capaz de conquistar platéias no mundo inteiro”, comenta Reco do Bandolim, presidente do Clube do Choro.
Por conta do resgate e da divulgação da obra dos maiores compositores da MPB, o Clube se vem se transformando num paradigma para novas instituições culturais do gênero surgidas no Brasil e até no exterior. A apresentação que Baden faria em Brasília em agosto de 2000 (ano em que faleceu), e que acabou nunca se concretizando, vai se desdobrar em 120 espetáculos, de março a dezembro de 2013, protagonizados pelos maiores instrumentistas do país.
Uma homenagem mais do que justa a um artista que em seu trabalho soube derrubar fronteiras sem perder as raízes e explorar como ninguém as potencialidades, riquezas e possibilidades da música popular brasileira.
O “Tributo a Baden Powell” tem apoio do Fundo Nacional da Cultura, do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura do DF e da Rádio Cultura FM.
Serviço: “Tributo a Baden Powell” – Show com Carlos Malta
Dia: 03, 04 e 05 de abril
Hora:21h
Ingressos: R$20,00(inteira) e R$10,00 (meia).
Ponto de venda: bilheteria do Clube do Choro de Brasília ou pelo www.ingresso.com
Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feiras: 10:00 às 22:00 horas. Sábados a partir de 19:00 as 21:30 horas
Classificação 14 anos
Informações: Tel.: 3224.0599
Programação: Abril/2013 – Projeto “Tributo a Baden Powell”
Dias, 3, 4 e 5 – Choro & Companhia
Dia 6 – Liga Tripa
Dias 10, 11 e 12 – Nicolas Krassik Quarteto
Dia 13 – Haroldinho Mattos
Dias 17, 18 e 19 – Carlos Malta
Dia 20 – Fábio Cavanha
Dia 23 – Tais Guerino
Dias 24, 25 e 26 – Gabrielli Mirabassi e Roberto Taufic
Dia 27 – Choro para Cinco