Brasília vai receber neste mês mais um musical no estilo da Broadway. Depois de O Mágico de OZ e A Bela e A Fera, o espetáculo Peter Pan chega ao palco do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nos dias 25 e 26. Nesta montagem, o clássico de James Matthew Barrie recebe efeitos especiais em 3D. “Apesar destes recursos, vamos apresentar a versão clássica da Broadway. Fizemos uma leitura tradicional do livro. Nós fazemos teatro, não espetáculos multimídia”, ressaltou Billy Bond, diretor-geral e de arte do musical, durante coletiva de imprensa.
No entanto, os efeitos em 3D são o grande diferencial desta montagem. Segundo o diretor, ao colocar os óculos para visualizar o efeito, o espectador verá flocos de neve caindo, por exemplo. Além deste recurso do cinema, personagens, como Peter Pan e Wendy, vão voar sobre o palco auxiliados por um trapézio e mecanismos de truques de luz, fumaça e cabos muito finos. Para aumentar a sensação de realidade, a plateia conseguirá sentir cheiros relacionados às cenas, de acordo com Billy.
Para encontrar uma intérprete para a personagem Wendy foram avaliadas cerca de 700 atrizes. “O ator tem que cantar, interpretar e dançar. Não é à toa que estes profissionais estão no palco. Precisamos buscar um elenco que tenha características que condizem com as dos personagens, como o tamanho”, justifica.
Uma curiosidade da montagem de Bond é o personagem Peter Pan, interpretado por uma garota. “Entendemos que no texto ele é meio andrógeno. Além do que, as primeiras encenações desta história foram feitas por uma mulher”, justifica.
Durante 1h50 de apresentação, o público receberá um espetáculo com muita ação. “A cada 2 ou 3 minutos a peça tem efeitos especiais. É uma história com muita ação, romance, adrenalina e emoção da aventura. Tem a duração ideal para manter a atenção das crianças e dos pais”, opina.
Todo o equipamento necessário para montar o espetáculo na cidade vai vir de Recife (PE) em quatro carretas. Cerca de 150 mil pessoas conferiram Peter Pan, que conta com três telões, quatro cenários giratórios principais, 15 trocas de palco e pirotecnia. Tudo isto estará no palco do Centro de Convenções. “Estou acostumado a ser perfeccionista e aqui em Brasília não tem muito espaço para espetáculos deste porte. Ou fazemos nos lugares que temos, ou não fazemos. O local onde estaremos não foi preparado para ser um teatro. Mas tudo vai correr bem”, reitera Billy.
Peter Pan – Dias 25 e 26 de setembro. Sábado às 15h e às 19h, e domingo, às 11h, 15h, e 19h. No Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Ingressos entre R$ 100 e R$ 200 (inteiras). Classificação livre.