Menu
Viva

Cirque de Soleil volta a Brasília em fevereiro de 2012

Arquivo Geral

08/06/2011 8h37

Foto: Divulgação

Camilla Sanches, enviada especial a SP
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br

Uma das maiores estruturas de circo montadas no mundo volta ao Brasil em setembro. É a trupe do Cirque Du Soleil que trará ao País seu mais recente espetáculo, Varekai. Em Brasília, o público vai poder conferir a nova montagem em fevereiro de 2012.

Varekai é uma criação de 2002, obra de Dominic Champagne, que também dirigiu The Beatles – Love, em cartaz em Las Vegas. Em São Paulo para apresentar o novo show, o diretor artístico do projeto, Mathieu Gatien, ao lado do presidente da empresa produtora Time For Fun, Fernando Alterio – que traz a megaprodução a solo brasileiro –, disse: “Varekai nunca esteve aqui, mas sentimos como se estivéssemos voltando para casa, exatamente pelo espírito festeiro do brasileiro, que condiz com o espetáculo”, afirmou Gatien.

Em língua cigana, o nome quer dizer “Onde quer que seja”. “A montagem fala do povo nômade, como aqueles povos que vivem de circo. Mas é uma espécie de volta para casa. O espetáculo traz esse espírito de força e energia por meio de diversos números de acrobacias”, comenta o diretor.


Fantástico

A história se passa numa floresta mística onde o impossível torna-se possível. O roteiro do espetáculo gira em torno de quatro personagens centrais, entre eles o protagonista Ícaro, que voa para o Sol e, quando suas asas derretem, aterrissa na terra mágica e fantástica de Varekai.

“É uma peça que valoriza bastante o colorido e os números aéreos”, destaca o presidente da Time for Fun. Ele adiantou que a pré-venda dos ingressos para a cidade de São Paulo, onde a produção entra em cartaz em setembro, começa hoje. A temporada na capital paulista estende-se por 11 semanas. A próxima bilheteria a ser aberta será a do Rio de Janeiro.

Diferente da última temporada, com Quidam, o valor dos ingressos para este espetáculo está mais baixo. A menor meia-entrada para o Setor 3 custará R$ 70. “A ideia é aumentar o acesso para o maior número de consumidores”, declarou Altério.

Show da vida

O diretor artístico elencou algumas características de Varekai. De acordo com ele, é uma verdadeira celebração da vida, uma explosão de alegria, com música linda – compostas especialmente para a montagem – e incríveis acrobacias. “Estamos muito entusiasmados. Em setembro, estaremos no Brasil com um espetáculo para toda a família ver. Todos terão algo com o que terão que se identificar”, garante.

Ao todo, 58 artistas sobem ao palco. Uma brasileira, cuja identidade não foi revelada, está entre eles. Segundo Mathieu Gatien, ela está entusiasmada em fazer parte do espetáculo. A artista participa do trapézio triplo, no primeiro ato. Entre os números da megaprodução, são mais de mil toneladas de equipamentos, em 70 carretas de suspensão pneumática viajando de cidade em cidade para levar o material. “Além disso, somos responsáveis por toda a preparação do local, que, muitas vezes, precisa ser cercado. Nós preparamos o solo. Tudo para oferecer a melhor qualidade ao público e aos artistas”, informou o presidente da Time for Fun.

A repórter viajou a convite da organização do espetáculo.

 

Saiba +

 

A estreia nacional de Varekai será em São Paulo, em 15 de setembro. A trupe seguirá para o Rio de Janeiro (8 de dezembro), Belo Horizonte (19 de janeiro de 2012), Brasília (23 de fevereiro), Recife (30 de março), Salvador (3 de maio), Curitiba (8 de junho) e Porto Alegre (12 de julho).

Esta será a quarta temporada do Cirque du Soleil no País. A trupe veio aqui com Saltimbanco (2006), Alegría (2007-2008) e Quidam (2009-2010). Lançado em 2002, em Montreal, Varekai é inédito no Brasil, mas foi visto em 60 cidades de 15 países.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado