A saída está marcada para o dia 1º de março. A trupe brasiliense dá o pontapé inicial ao projeto com duas apresentações do espetáculo Kao que Show, na rodoviária do Plano Piloto. “É um dos lugares mais acessíveis do DF, por onde transitam pessoas de diversas localidades da região. Um público formado por pessoas com culturas e idades diferentes. Um pouco do que iremos encontrar na estrada”, conta Ankomárcio Saúde, um dos fundadores do grupo.
Kao que Show trabalha com diferentes técnicas para promover a reflexão sobre seis temas que norteiam as escolhas cotidianas: sexo, fé, autoridade, consumo, preconceito e educação. “Queremos discutir como nossas escolhas influenciam diretamente em nossa vida. Não pretendemos mostrar as respostas prontas, mas construi-las coletivamente”, explica Ankomárcio.
Do DF para a primeira parada – Cabo de Santo Agostinho (PE) – são muitos quilômetros e trabalho a vista para os tripulantes do ônibus Artetude – os palhaços Raquaqua (Ruiberdan Saúde) e Chaubraubrau (Ankomárcio Saúde), o acrobata-palhaço Tapioca (Marco Aurélio Feresin Jr.) e a equipe de apoio, Pablo Peixoto (videos), Renato Nunes (som e Luz) e Julio Cesar Macedo (apoio geral).
A cada parada, três apresentações em espaços que facilitem o acesso ao maior número de pessoas. Além disso, em cada localidade oficinas de arte circense gratuitas serão realizadas pela equipe do Circo Teatro Artetude. “ Mais do que levar a arte para essas comunidades, pois a manifestação em si é efêmera, passa rapidamente, queremos é poder contribuir para que as pessoas, em especial os jovens que participam das nossas oficinas ou espetáculos, possam se transformar em seres humanos melhores. Lembrar que existem vários caminhos. Que a droga, a violência, o preconceito e outros males da sociedade atual estão aí mas que podemos escolher construir algo melhor pra nós mesmos, pra comunidade onde vivemos”, comenta Ankomárcio.
Esta é a segunda Caravana Circo Teatro Artetude. Em 2012, a companhia fez a primeira viagem e trouxe muita informação recolhida nas comunidades visitadas. Experiências de vida, respostas aos questionamentos, tradições populares. “Voltamos às comunidades agora conhecendo melhor a realidade de cada lugar, podendo estabelecer um diálogo mais profundo e verdadeiro”, comenta Ankomárcio.
Quem quiser seguir a Caravana Circo Artetude virtualmente, pode acompanhar os vídeos postados no site www.circoartetude.com. Comente, compartilhe com os amigos, dê sua contribuição para a cultura popular.
Sobre o Grupo
O Circo Teatro Artetude é uma trupe que estuda e desenvolve tecnologia para espetáculos de rua. O grupo, com dez anos de existência, conta com quatro espetáculos: Brincadeiras de Circo, Grande Circo dos Irmãos Saúde, Patralhões e Clownbaré (show de variedades).
Em seu ônibus equipado com som, luz, cinema e picadeiro, que ora é camarim, ora é picadeiro, a trupe viaja por todo o Brasil. A bordo desse circo sobre rodas, já participaram dos principais festivais de palhaço e circo do país, como SESC Fest Clown (Brasília), Anjos do Picadeiro (Rio de Janeiro), Fiac (Bahia), Mostra SESC Cariri de Cultura (Ceará), Mostra Zezito de Circo (Brasília), Festival de Circo do Brasil (Recife), Tangolomango (RJ e PE), Festival Mundial de Circo (Belo Horizonte) entre outros.
O Circo Teatro Artetude acredita no circo como instrumento para a construção de um pensamento novo, baseado em sentimentos como respeito, disciplina, confiança e perseverança. Sentimentos muito importantes para a formação de um cidadão capaz de contribuir para a formação de um mundo novo e sustentável.