Menu
Cinema

Projeto exibe e debate filmes em sessões gratuitas no Espaço Cultural Renato Russo

Oficina Narrativar é voltada para alunos do ensino médio em preparação para o Enem

Redação Jornal de Brasília

08/08/2023 17h49

Pesquisador de cinema e psicanalista Luiz Buff é o curador da oficina Narrativar. Foto: arquivo pessoal

Estão abertas as inscrições para a oficina Narrativar. Em formato de cineclube, o projeto tem sessões sempre aos sábados, a partir de 19 de agosto, às 14h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). A programação tem dez filmes, que são exibidos, comentados e debatidos, sob o comando do psicanalista Luiz Buff. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

A oficina é voltada para alunos do ensino médio em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também para quem se interessa em entender melhor a forma, a construção, o conteúdo e as intenções de uma produção cinematográfica. “Vamos discutir os filmes em grupo e trabalhar formas práticas de extrair seu valor para o dia-a-dia por meio da análise de narrativa, dos conceitos de estrutura, símbolo e roteiro”, detalha Luiz. O projeto é realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF)

Na lista de filmes selecionados para o Narrativar, estão grandes obras, como “Blade Runner”, de Ridley Scott; “Alucinações do Passado”, de Adrian Lyne; e “Uma história de amor”, de Sonja Prosenc. Para o psicanalista e estudioso do cinema, “interpretar é digerir, no sentido de consumir algo e retirar sua energia vital”

Cinema para digerir

O Narrativar é um projeto concebido e executado pelo Vídeo: Verso Cineclube, que realiza, desde 2021, ciclos de exibições e debates cinematográficos, em clima intimista e que realiza temporadas como , em casas como a Infinu, além de temporadas temáticas como “Menor que 90 Minutos”, “Procurando MEMO” e “Amor! (Zero Açúcar)”.

Programação de filmes

  • “Noite dos arrepios”, de Fred Dekker (1986)
  • “Blade Runner”, de Ridley Scott (1982)
  • “Alucinações do Passado”, de Adrian Lyne (1990)
  • “Anos 90”, de Jonah Hill (2018)
  • “Dois Irmãos: Uma Viagem Fantástica”, de Dan Scanlon (2020)
  • “O Nó do Diabo”, de Ramón Porto Mota (2017)
  • “Vivendo no Limite”, de Martin Scorsese (2000)
  • “Aniquilação”, de Alex Garland (2018)
  • “Dead Man”, de Jim Jarmusch (1995)
  • “Uma História de Amor”, de Sonja Prosenc (2019)

SERVIÇO
Narrativar
Sábados de 19 de agosto a 21 de outubro, sempre às 14 horas
No Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Inscrições gratuitas pelo link bit.ly/Narrativar2023 até  18 de agosto
Instagram: instagram.com/videoversocineclube

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado