Após ser reconhecido como Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema da Língua Portuguesa (FESTin), em Lisboa, o longa Catadoras volta ao Brasil para uma exibição especial e gratuita no Cine Brasília, no domingo (16). A sessão integra a programação do Novembro Negro, em celebração ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra.
Dirigido pela cineasta baiana Dayse Porto, o filme acompanha as histórias de Aline, Francisca, Jeane e Suelen, quatro mulheres que vivem da coleta de materiais recicláveis em Salvador, Brasília, São Paulo, Banabuiú e Manaus. Entre sacos de lixo, carrinhos e centros de triagem, elas transformam um trabalho marcado pela invisibilidade em símbolo de força, dignidade e sustentabilidade.
As protagonistas de Catadoras enfrentam desafios cotidianos — a precariedade, o preconceito, a falta de reconhecimento —, mas também revelam solidariedade, afeto e consciência ambiental. O documentário dá voz a mulheres que reinventam o próprio destino e mostram como o ato de catar é, também, um gesto de resistência e esperança.
Realizado e produzido por mulheres, o longa foi viabilizado pela Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço – Exibição do documentário Catadoras
Quando: 16 de novembro, às 14h
Onde: Cine Brasília
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita