Menu
Cinema

Por que anões em live-action da ‘Branca de Neve’ são CGI? Entenda polêmica

O estúdio escolheu Martin Klebba para interpretar todos os anões, com a ajuda de computação gráfica, o que fez os personagens terem um aspecto digital

Redação Jornal de Brasília

15/08/2024 14h09

rachel zegler como branca de neve no trailer do live action 1723294337934 v2 900x506.jpg

Foto: Reprodução

(UOL/FOLHAPRESS)

A Disney divulgou no sábado (10) as primeiras imagens do live-action de “Branca de Neve”. O estúdio optou por representar os sete anões com CGI, o que gerou burburinho.

A polêmica começou em 2022, quando o ator Peter Dinklage, de “Game of Thrones”, criticou a representação de anões no filme. Para ele, a produção reforçava estereótipos de pessoas com nanismo.

“Não faz sentido para mim […] De um lado, são progressistas, do outro, ainda estão fazendo aquela história retrógrada sobre sete anões vivendo em uma caverna juntos. O que vocês estão fazendo, cara? Não fiz nada para promover a minha causa? Acho que não estou falando alto o bastante”, disse Dinklage ao podcast WFT.

A Disney, então, divulgou uma declaração afirmando que traria uma “abordagem diferente” para os sete anões no filme. “Para evitar que se reforcem os estereótipos do filme animado original, nós estamos adotando uma abordagem diferente para esses sete personagens, e estamos consultando pessoas com nanismo”.

O estúdio escolheu Martin Klebba para interpretar todos os anões, com a ajuda de computação gráfica, o que fez os personagens terem um aspecto digital. A divulgação das imagens fez o assunto voltar a tona.

A decisão foi controversa. A produtora Terra Jolé afirmou que a Disney ouviu “só uma pessoa”, se referindo a Dinklage. “Fiquei perplexa que uma plataforma, ao invés de ouvir toda uma comunidade, ouve apenas uma pessoa. É esse o poder que ele criou nessa sociedade, pelo lugar que ocupa em popularidade”

A documentarista Cara Reedy também comentou, alfinetando o ator. Já a documentarista Cara Reedy completou: “Ele não é um herói para pessoas com nanismo. Ele não fala sobre o assunto, falou disso duas vezes. Ele finge que não existe, mas ele não dá assistência à comunidade.”

O debate em questão é que a escolha do estúdio impossibilitou a contratação de mais seis atores, o que também invisibiliza artistas com nanismo. No fim das contas, é provável que a Disney gaste mais com computação gráfica do que com o salário dessas pessoas.
Assista ao teaser:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado