Menu
Cinema

Pedro Almodóvar recebe prêmio honorário Donostia em San Sebastián

Almodóvar fez um balanço de sua carreira um pouco, antes da estreia em que recebeu o prêmio pelas mãos da atriz britânica Tilda Swinton

Redação Jornal de Brasília

26/09/2024 14h09

108605579 spanish director pedro almodovar poses to promote the film la habitacion de al lado the ro

Foto: AFP

Pedro Almodóvar traz “lágrimas” de emoção nesta quinta-feira (26) ao receber o prêmio Donostia, no Festival San Sebastián, por sua renomada carreira que o tornou o cineasta espanhol mais reconhecido internacionalmente.

O diretor, que completou, na quarta-feira, 75 anos coincidindo com sua chegada ao norte da Espanha, sentiu “um turbilhão de emoções” que o deixou “à beira das lágrimas”, que foi incapaz de “contê-las”, disse em conferência de imprensa.

Almodóvar fez um balanço de sua carreira um pouco, antes da estreia em que recebeu o prêmio pelas mãos da atriz britânica Tilda Swinton.

“Nunca pensei em meu talento. O que pensei foi que tenho vocação (…) e se não conseguir fazer filmes serei a pessoa mais infeliz do universo”, disse o cineasta, que gravou sua estreia no Festival de San Sebastián, há 44 anos, com seu primeiro filme “Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão”.

“Tive uma carreira de 23 filmes, uns melhores que outros, e todos são meus e me pertencem (…) e isso é um privilégio”, disse Almodóvar, que agradeceu ao irmão Agustín pela criação da produtora El Deseo.

O prêmio que faltava

O diretor, que costuma expressar as suas opiniões políticas, agradeceu a presença do primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, na premiação, pois demonstra o seu “apoio à cultura”.

E atacaram os “negacionistas” da mudança climática de extrema direita, ao mesmo tempo que defenderam a imigração e a eutanásia.

Sentada ao lado dele, Tilda Swinton disse que trabalhar com Almodóvar foi uma “bênção mágica em sua vida” e elogiou sua “autodeterminação, absoluta pureza de visão e vocação”.

O Donostia era um dos poucos prêmios que Almodóvar não tinha recebido, já que o cineasta tem dois Oscar, cinco Goya, cinco Bafta, quatro César e muitos outros.

O último que ele recebeu foi o Leão de Ouro de Veneza, no início de setembro, com seu primeiro filme em inglês “The Room Next Door”, protagonizado por Swinton e Julianne Moore.

O festival teve uma estreita relação com Almodóvar durante décadas, tendo parecido boa parte de seus quase trinta filmes.

Nesta 72ª edição do festival, que se encerra no próximo sábado, o ator espanhol Javier Bardem e a atriz australiana Cate Blanchett também receberam o Donostia.

Instaurado em 1968, o prêmio Donostia já destacou personalidades como Gregory Peck, Vittorio Gassman, Bette Davis, Lauren Bacall, Catherine Deneuve, Al Pacino, Meryl Streep, Robert de Niro, Ricardo Darín, Johnny Depp, entre outros.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado