Menu
Cinema

Para Martha Nowill, os personagens sempre encontram seus intérpretes

Atriz recebeu o Troféu Candango de Melhor Atriz na 59ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro por sua atuação como Malu em “Privadas de Suas Vidas”

Tamires Rodrigues

20/09/2026 8h22

mg 1765

Foto: Divulgação/FBCB

Martha Nowill foi eleita Melhor Atriz da Mostra Competitiva Nacional na 59ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro por sua atuação em “Privadas de Suas Vidas”, longa de terror e comédia dirigido por Gustavo Vinagre e Gurcius Gewdner. Na trama, a atriz interpreta Malu, mãe que perdeu um dos filhos gêmeos em um acidente trágico e vive em conflito com o filho sobrevivente, o adolescente não binário Gênesis, em meio a uma maldição que transforma os banheiros de um prédio em instrumentos de violência.

Ao subir ao palco para receber o prêmio, Martha refletiu sobre os quase 30 anos de carreira e a forma como encara a busca por papéis. “Quando iniciei minha carreira, há quase 30 anos, os processos seletivos e a busca por papéis eram fontes de grande angústia, como ocorre com a maioria das atrizes. Com o tempo, compreendi que os personagens, de alguma forma, sempre encontram seus intérpretes. Essa percepção me trouxe uma serenidade necessária para acreditar que, quando um papel é destinado a nós, ele inevitavelmente chega”, disse a atriz.

A vencedora também agradeceu à equipe por confiar a ela a personagem Malu. “Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao produtor Rodrigo Teixeira e aos diretores Gustavo Vinagre e Gurcius Gewdner por me presentearem com a Malu. É uma honra interpretar uma personagem tão brilhantemente escrita em um filme que considero extraordinário. Estou imensamente feliz”, afirmou.

Uma relação antiga com o Festival de Brasília

Martha lembrou ainda da primeira vez em que esteve no festival, ainda como estudante de cinema. “Minha relação com o Festival de Brasília é antiga. Minha primeira experiência aqui foi aos 18 anos, ainda estudante de cinema, representando um curta metragem no qual atuei como assistente de direção. Lembro me de chegar à piscina do Hotel Nacional e encontrar diretores e atores que eu admirava, senti me como uma criança diante de um mundo mágico. Desde então, retornei diversas vezes como diretora, atriz e espectadora, cultivando uma verdadeira paixão por este festival”, contou.

Para a atriz, o Candango de Melhor Atriz Protagonista tem um significado especial em sua trajetória. “Receber este Candango, meu primeiro prêmio de melhor atriz protagonista no Brasil, é um marco significativo tanto para a trajetória do filme quanto para a minha carreira, é um reconhecimento que muito nos fortalece”, completou, agradecendo ao marido, Luís, e à equipe técnica do filme.

Martha encerrou o discurso dedicando o prêmio à personagem Malu e às mães artistas. “Dedico este prêmio à Malu e a todas as mães, especialmente às mães artistas. É gratificante perceber que é possível conciliar a maternidade com o exercício da nossa profissão. Já vivi a experiência de sair do set para amamentar e realizei esforços intensos para conciliar a criação dos meus dois filhos, que são admiráveis. Deixo aqui um apelo às produções: contratem mães, inclusive as recentes”, finalizou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado