SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
As votações para o Oscar 2026 foram abertas nesta segunda-feira (12), dando início ao processo que definirá os indicados à principal premiação do cinema mundial. Mais de 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood estão aptos a participar da escolha, que segue até sexta-feira (16).
O corpo de votantes da Academia reúne profissionais de diferentes áreas da indústria cinematográfica, como diretores, atores, roteiristas, executivos e especialistas em marketing, distribuídos em 17 seções. Cada grupo vota apenas em sua própria categoria – atores votam em atores, roteiristas em roteiristas -, com exceção de melhor filme, na qual todos os membros podem participar.
Na fase de pré-seleção, os integrantes recebem cédulas digitais e ordenam seus favoritos em cada categoria. Para que um candidato avance à lista final de indicados, é necessário que tenha aparecido ao menos uma vez no topo das preferências. O cálculo considera o número total de votantes dividido pela quantidade de possíveis indicados, acrescido de um.
Na categoria de melhor filme internacional, a escolha dos indicados ocorre em duas rodadas abertas a todos os membros da Academia. Na primeira, uma votação secreta define uma lista de 15 filmes entre os inscritos. Na segunda, nova votação reduz a seleção a cinco indicados.
Passada a etapa de indicações, todos os membros da Academia que desejarem votar poderão participar da escolha dos vencedores, independentemente de terem atuado na fase anterior. Nesse momento, cada votante seleciona apenas um indicado por categoria, e o mais votado leva a estatueta.
Desde 2009, o Oscar de melhor filme é definido por um sistema de votação em ordem de preferência. Os eleitores ranqueiam os dez títulos indicados; se um deles obtiver maioria absoluta ao figurar em primeiro lugar na maior parte das cédulas, é declarado vencedor. Caso contrário, o filme com menos votos é eliminado, e suas cédulas são redistribuídas de acordo com a segunda opção dos votantes, num processo que se repete até que um concorrente ultrapasse 50% dos votos.
A abertura das votações ocorre em meio à repercussão das recentes vitórias de “O Agente Secreto” no Globo de Ouro, onde o filme conquistou os prêmios de melhor longa de língua não inglesa e melhor ator em filme de drama, com Wagner Moura. A expectativa é que a produção brasileira repita o bom desempenho e figure entre os indicados ao Oscar, a serem anunciados no próximo dia 22 de janeiro.
Apesar da convergência de interesses, os dois prêmios diferem significativamente em seus colégios eleitorais. O Globo de Ouro é decidido por cerca de 400 jornalistas de diversos países, dos quais 39 são brasileiros -quase 10% do total. Já a Academia de Hollywood conta com mais de 10 mil membros votantes.
Apesar dos dados oficiais não serem divulgados, estima-se que cerca de 200 membros são da América Latina e pouco mais de 70 do Brasil, o que representa apenas 0,7% de participação nacional.
Após o anúncio dos indicados, a votação final para definir os vencedores do Oscar 2026 ocorrerá entre 26 de fevereiro e 5 de março. A 98ª cerimônia da Academia está marcada para 15 de março, em Los Angeles.