A 83ª edição do Globo de Ouro consagrou o cinema brasileiro neste domingo (11) ao premiar O Agente Secreto como Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa fez história ao se tornar a primeira produção brasileira a receber três indicações ao Globo de Ouro. Além da categoria vencida, o filme também concorre a Melhor Filme de Drama, enquanto Wagner Moura, protagonista da obra, disputa o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama.
Antes de O Agente Secreto, o Brasil havia vencido essa categoria apenas uma vez, em 1998, com Central do Brasil, dirigido por Walter Salles. Já em 2024, o país voltou a figurar entre os indicados com Ainda Estou Aqui, também de Salles, que acabou superado pelo francês Emilia Perez, de Jacques Audiard.
Na disputa deste ano, O Agente Secreto concorreu com produções de diversos países, como Valor Sentimental (Noruega), Foi Apenas um Acidente (França), A Única Saída (Coreia do Sul), The Voice of Hind Rajab (Tunísia) e Sirât (Espanha).
No último dia 4 de janeiro, o longa brasileiro também venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards. Além disso, integra a pré-lista do Oscar, cujos indicados oficiais serão anunciados em 22 de janeiro.
Ambientado no Brasil de 1977, durante a ditadura militar, o filme acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que se muda para Recife em busca de tranquilidade, mas acaba envolvido em um contexto marcado por perseguições, vigilância e tensão política.
A cerimônia
A cerimônia do Globo de Ouro 2026 foi realizada no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, e apresentada pela comediante Nikki Glaser, que repetiu o posto após comandar o evento em 2025. Considerado um dos principais termômetros para o Oscar, o Globo de Ouro premia os destaques do cinema e da televisão do último ano.
Entre os filmes mais indicados da edição estão Uma Batalha Após a Outra, líder com nove indicações, seguido por Valor Sentimental, com oito, e Pecadores, com sete nomeações.