Menu
Cinema

O Agente Secreto pode ser indicado a cinco categorias do Oscar, prevê ‘Hollywood Reporter’

Segundo a análise da publicação, o brasileiro pode surgir nas categorias melhor filme, melhor ator, melhor direção, melhor filme internacional e melhor roteiro original

Redação Jornal de Brasília

13/10/2025 8h46

o agente secreto e1747062130358

Foto: Divulgação

A revista americana The Hollywood Reporter listou o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, entre os grandes cotados a indicações em cinco categorias do Oscar 2026. Segundo a análise da publicação, o brasileiro pode surgir nas categorias melhor filme, melhor ator, melhor direção, melhor filme internacional e melhor roteiro original.

As previsões, assinadas pelo editor de premiações Scott Feinberg, levam em consideração tanto a recepção da crítica quanto conversas com membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e as campanhas feitas pelos estúdios para seus respectivos filmes. Nos EUA, quem cuida da distribuição de O Agente Secreto, e consequentemente da campanha, é a Neon.

O longa estrelado por Wagner Moura aparece na lista entre os cinco mais cotados a uma indicação como melhor filme – atrás de Uma Batalha Após a Outra, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, Pecadores e Valor Sentimental. Na sequência, após O Agente Secreto, aparecem Foi Apenas um Acidente, Bugonia, Casa de Dinamite, Jay Kelly e Sonhos de Trem.

Já na categoria de melhor direção, o cineasta pernambucano aparece ao lado dos nomes Paul Thomas Anderson, Chloé Zhao, Ryan Coogler e Joachim Trier. Quem ganhou a categoria na edição de 2025 do Oscar foi Sean Baker, de Anora.

Moura surge como uma possibilidade à disputa de melhor ator ao lado de Michael B. Jordan, Leonardo DiCaprio, Jesse Plemons e George Clooney. O nome do brasileiro também já é citado por listas de outros veículos internacionais, e aparece entre os cinco mais cotados na lista de previsões do site especializado GoldDerby.

O Agente Secreto é ambientado no Brasil da década de 1970, e acompanha Marcelo (Moura), um professor que volta ao Recife fugindo de seu passado misterioso, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. O longa passa pela Mostra SP, que acontece de 16 a 30 de novembro, e estreia em circuito nacional no dia 6 de novembro.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado