Redação Jornal de Brasília/Agência UniCeub
Por Maria Eduarda Suhet
A luta de mulheres que enfrentam o câncer de mama e as dificuldades para conseguir diagnóstico e tratamento na rede pública de saúde chega ás telas do Cine Brasília nesta quinta-feira (22).
O documentário Esse Outubro Não É Rosa, dirigido por Luciana Salvatore, conta com a participação de integrantes da Associação Vencedoras Unidas, que levam para a produção suas vivências e a realidade de pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).
A sessão gratuita começa às 19h, com recepção ao público a partir das 18h e debate após a exibição.

A participação da Vencedoras Unidas reforça a importância das redes de apoio e da mobilização coletiva na luta contra o câncer. Por meio das histórias de suas integrantes, a instituição contribui para dar visibilidade às dificuldades enfrentadas por mulheres que, além de lidar com a doença, precisam conviver com a incerteza provocada pela demora no acesso a exames, diagnósticos e tratamentos.
O documentário acompanha as trajetórias de Fátima e Rafaella, mulheres que enfrentaram a recidiva do câncer de mama, e transforma suas experiências em um alerta sobre a urgência do atendimento oncológico.
Produzido em Brasília, Esse Outubro Não É Rosa é uma realização da Movimenta Filmes em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Humano Umanizzare e já conquistou cinco prêmios internacionais, incluindo reconhecimentos no Cannes Arts Film Fest, no Indiana Independent Film Festival, no Calgary Independent Film Festival e no London Women Film Festival.
Após a exibição, o público poderá participar de uma conversa com a diretora, personagens, especialistas e profissionais da saúde sobre os desafios do atendimento oncológico no Distrito Federal e no Brasil. A sessão será realizada no Cine Brasília, na Asa Sul, com entrada gratuita.