A mostra Férias no Cinema, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, chega aos últimos dias de programação com uma agenda voltada ao público infantojuvenil e às famílias. Até domingo (8), o espaço segue com sessões de cinema, oficinas, contações de histórias e atividades acessíveis, todas gratuitas, com proposta de estimular a imaginação, o brincar e o convívio. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes das sessões, pelo site ou na bilheteria, e a classificação indicativa é livre.
A iniciativa reúne clássicos do cinema, animações premiadas e produções nacionais, compondo uma programação que vai além das exibições em sala escura. Ao longo de duas semanas, o público acompanha narrativas de aventura, amizade, fantasia e diversidade cultural, além de participar de ações educativas que aproximam crianças e jovens do universo audiovisual de forma lúdica.
No último fim de semana, a grade destaca títulos como Flow, vencedor do Oscar 2025 de Melhor Animação, E.T.: O Extraterrestre, Viva – A Vida é uma Festa, Turma da Mônica: Lições, Tainá – Uma Aventura na Amazônia e A História Sem Fim. A programação também valoriza a animação brasileira, com filmes como Tito e os Pássaros, O Menino e o Mundo e Perlimps, do diretor Alê Abreu.

O caráter formativo da mostra se reforça nas oficinas criativas, como Brinquedos Ópticos – Antes do Cinema e Stop Motion em Massinha, que apresentam, de maneira acessível, princípios da linguagem audiovisual. As atividades estimulam a experimentação e o aprendizado a partir da prática, aproximando arte, educação e diversão.
As contações de histórias seguem como um dos pontos altos do evento, reunindo teatro, música, cultura popular e narrativas tradicionais. Espetáculos como Vereda dos Mamulengos e Histórias das origens do mundo e das coisas propõem experiências sensíveis e participativas, capazes de envolver diferentes gerações em torno da escuta e do brincar.

A acessibilidade é um dos eixos centrais da programação. Todas as contações contam com intérprete de Libras, e as apresentações dos dias 7 e 8 de fevereiro oferecem recursos em Língua Brasileira de Sinais. A mostra inclui ainda sessão de cinema com Libras, LSE e audiodescrição, ampliando o acesso às atividades.
Confira a programação completa:
05/02 | quinta-feira
13h Tito e os pássaros (2018), de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto, 73′ – Livre
15h Lilo & Stitch (2002), de Chris Sanders e Dean DeBlois, 85’ – Livre
17h Menino maluquinho – O filme (1994), de Helvecio Ratton, 83’ – L
06/02 | sexta-feira
13h O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu, 85′ – Livre
15h Flow (2024), de Gints Zilbalodis, 85’ – Livre
17h E.T.: O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg, 115’ – Livre
07/02 | sábado
10h Brinquedos ópticos – Antes do cinema (oficina
13h Perlimps (2023), de Alê Abreu, 80’ – Livre
14h Vereda dos Mamulengos (contação de histórias)**
Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
15h Viva: A vida é uma festa (2017), de Lee Unkrich, 105’ – Livre
17h Turma da Mônica: Lições (2021), de Daniel Rezende, 97’ – Livre
08/02 | domingo
10h Stop Motion Animação em Massinha (oficina)
13h Detetives do Prédio Azul 3: Uma aventura no fim do mundo (2021), de Mauro Ribeiro de Lima, 120’- Livre
14h Histórias das origens do mundo e das coisas (contação de histórias)**
Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
15h Tainá – Uma aventura na Amazônia (2001), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, 90’ – Livre
17h A história sem fim (1984), de Wolfgang Petersen, 94’ – Livre