Menu
Cinema

Maior ameaça à democracia no mundo é a polarização, diz o ator Wagner Moura

“Guerra Civil” conta a história de um grupo de jornalistas, do qual Moura faz parte, que tenta chegar a Washington para entrevistar o presidente dos Estados Unidos

Redação Jornal de Brasília

19/04/2024 9h56

Foto: Divulgação/Diamond Films

LEONARDO SANCHEZ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Para Wagner Moura, “Guerra Civil”, filme que chega aos cinemas brasileiros nesta semana, soa um importante alarme sobre os riscos da polarização que assombra países como Estados Unidos e Brasil nos últimos anos.

“Este é um filme que mostra que a polarização é a maior ameaça à democracia no mundo moderno”, diz ele sobre o longa dirigido por Alex Garland, um blockbuster americano que acena também para a realidade política brasileira, em sua opinião.

“Guerra Civil” conta a história de um grupo de jornalistas, do qual Moura faz parte, que tenta chegar a Washington para entrevistar o presidente dos Estados Unidos, um líder do qual não sabemos muito, mas que pelas dicas do roteiro é claramente fascista, nas palavras do ator baiano.

“Mas eu acho, sinceramente, que ligar esse personagem a figuras reais é um desserviço ao filme. Não há na trama uma agenda ideológica. E você sabe que eu sou uma pessoa que não tem medo de falar as coisas”, diz Moura ao ser questionado sobre a proximidade do personagem com líderes que acirraram a era de polarização em que vivemos, como Donald Trump e Jair Bolsonaro.

O filme é uma distopia política cheia de imagens do que poderia ser os Estados Unidos caso o racha entre democratas e republicanos, ou liberais e conservadores, se acentue. Na trama, forças favoráveis e contrárias ao presidente vivido por Nick Offerman se enfrentam e destroem a nação. São várias as imagens de pontos icônicos do nacionalismo americano bombardeados, como a Casa Branca.

“A gente sabe muito bem o que é a polarização. O mundo todo sabe. E para os americanos o filme gera uma dissonância cognitiva, porque eles estão acostumados a ver essas cenas em filmes sobre guerras no Oriente Médio. Agora estão vendo em Washington”, diz ainda Moura.

GUERRA CIVIL

  • Quando Estreia: nesta quinta (18), nos cinemas
  • Classificação: 18 anos
  • Elenco: Wagner Moura, Kirsten Dunst e Cailee Spaeny
  • Produção: EUA, Reino Unido, 2024
  • Direção: Alex Garland

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado