Menu
Cinema

Kleber Mendonça Filho dedica Globo de Ouro a jovens; leia o discurso de vitória

É a primeira vez que um filme brasileiro vence o prêmio desde 1999, quando “Central do Brasil” foi coroado

Redação Jornal de Brasília

12/01/2026 1h13

kleber mendonça filho

Foto: Kleber Mendonça Filho/ AFP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O diretor Kleber Mendonça Filho subiu ao palco do Globo de Ouro, na noite deste domingo (11), para receber o prêmio de melhor filme em língua não inglesa dado a “O Agente Secreto”.

“Eu gostaria de falar ‘oi’ para todos que estão vendo no Brasil”, começou o diretor, indo do inglês ao português, ao receber o prêmio, com o elenco atrás de si.

“Obrigado à Neon, ao Festival de Cannes. Gostaria de agradecer à Vitrine Filmes, que fez de ‘O Agente Secreto’ um blockbuster incomum lá no Brasil. Obrigado à equipe. Obrigado, Wagner Moura, que grande ator. Obrigado, Émilie [Lesclaux], minha produtora e minha parceira de vida. Martin e Thomas, espero que estejam vendo no Pacific Palisades. Estaremos com vocês em breve”, seguiu o diretor.

Estou honrado de estar nesse grupo de grandes diretores estrangeiros. Eu dedico este prêmio aos jovens diretores. Este é um momento muito importante para se fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens americanos, façam filmes”, ele acrescentou.

O prêmio foi anunciado com um “parabéns”, em português mesmo, dito pela atriz Minnie Driver. Ela entregou o troféu junto do ator Orlando Bloom.

É a primeira vez que um filme brasileiro vence o prêmio desde 1999, quando “Central do Brasil” foi coroado.

“O Agente Secreto” desbancou “Foi Apenas um Acidente”, de Jafar Panahi, “Valor Sentimental”, de Joachim Trier, “A Única Saída”, de Park Chan-wook, “Sirât”, de Oliver Laxe e “A Voz de Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado