Estão abertas até 20 de março as inscrições para a 25ª edição do Prêmio Grande Otelo, a mais importante premiação do setor audiovisual brasileiro. O regulamento está disponível no site da Academia Brasileira de Cinema.
Esta edição traz novidades, como o retorno da categoria Melhor Longa-metragem Comédia e a inclusão do prêmio de Melhor Montagem Documentário. Podem concorrer obras cinematográficas e séries brasileiras lançadas entre 1º de maio de 2025 e 30 de abril de 2026.
Para produções com lançamento previsto após o período de inscrições, é necessário enviar uma carta de compromisso da distribuidora ou canal exibidor confirmando a data até 30 de abril de 2025. Durante a votação do primeiro turno, esses projetos devem apresentar documentos comprobatórios do lançamento.
Ao todo, serão entregues 32 prêmios para longas-metragens, curtas-metragens e séries nacionais. Desses, 31 serão escolhidos por um júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema (ABC). O Prêmio Grande Otelo de Melhor Filme será definido pelo Júri Popular, por meio de votação aberta no site da instituição, entre os cinco finalistas das categorias de Melhor Longa-metragem Ficção, Comédia e Documentário.
Criada em 20 de maio de 2002 no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Cinema visa promover e fortalecer a indústria audiovisual no país. Em 2020, foi reconhecida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences como a entidade credenciada para indicar o representante brasileiro na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar.
Profissionais do setor cinematográfico podem se associar à Academia, com direito a voto no Prêmio Grande Otelo e participação em assembleias e eventos, como a eleição da comissão para o Oscar. A instituição é presidida por Renata Almeida Magalhães, com diretoria que inclui Paulo Mendonça como vice-presidente, além de Bárbara Paz, Ariadne Mazzetti, Allan Deberton e Jeferson De.
Com informações da Agência Brasil